Simulados CTFL-BSTQB

Algo que ajuda muito, na preparação para certificações é a realização de simulados. E como disse aqui, montei um grupo de estudo na empresa que trabalho, para a certificação CTFL-BSTQB.

No começo dos estudos, todos me perguntavam se eu tinha algum simulado, e eu só tinha os do grupo do BSTQB, até o momento que entrei em contato com o Luiz Gustavo, que já obteve a certificação, e me passou uma porrada de simulados (aliás, muito obrigado!). Porém, eles estavam em inglês e como nem todos têm facilidade com o idioma e a prova aplicada pela BSTQB é em português, resolvi traduzir esses simulados.

Bem, chega de conversa, e vamos ao que interessa, os simulados. Segue abaixo, o link para download dos simulados traduzidos e dos originais em inglês:

http://bit.ly/simulados-ctfl

http://bit.ly/simulados-originais

São 6 simulados traduzidos, três com 20 questões e outros três com 40 questões, que é a quantidade de questões da prova oficial. Ou seja, no total são 180  questões.

Já os simulados originais (em inglês) têm 27 questões a mais, por ter algumas repetidas e outras um pouco “estranhas”, que preferi não traduzir.

Caso alguém encontre algum erro nos simulados, por favor reporte para meu e-mail (ffc.fabricio@gmail.com.br). E se tiverem alguma dúvida, sugestão ou crítica, sintam-se à vontade em comentar.

Espero que os simulados ajudem nos estudos e na futura obtenção da certificação.

Bons estudos a todos!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Assine o feed

20 comentários sobre “Simulados CTFL-BSTQB

  1. Olá Claudia!

    Obrigado!

    Estarei sim no BRATESTE :), aliás já vai ser semana que vem. A gente se encontra lá!

    Responder
  2. Pingback: Técnicas de modelagem de teste (parte 2) « QualidadeBR

  3. Olá Fabrício,

    Por favor, farei a prova semana que vem e queria ver se vc poderia me enviar os simulados, pois não consegui baixar.

    Me ajudaria muito, desde já agradeço.

    Andreia.

    Responder
  4. Olá Fabrício! Bom dia!

    Peço desculpas pelo incômodo, eu recebi uma postagem de seu e-mail ao grupo
    BSTQB e enviei um e-mail que retornou, pois acredito que não possa enviar ao
    grupo ainda.
    Bom, estou interessando em seguir a carreira de Testador de Softwares, pois,
    está surgindo diversas oportunidades pra min sem exigir muito conhecimento e
    experiência e eu gostaria de ir a dentro nessa área, porém, gostaria de
    algumas dicas suas.

    Pra quem ta começando, quais conhecimentos você recomenda a procurar
    adquirir?
    Quais materiais você aconselha ler? Pois tenho lido alguns dos links abaixo
    e adquirindo um pouco da idéia como é a vida de Tester.

    Sou apenas um técnico em informática pela ETEC,

    Esses são os materiais que estive lendo.
    http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=17197
    http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=1496
    http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_co
    nteudo=602
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_software
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/testador-conhecimentos/804589/

    E o link que mais achei interessante, porém um pouco dificil de entender no
    momento é
    http://www.imasters.com.br/artigo/6102/des_de_software/processo_de_teste_de_
    software_-_parte_01/

    O que você me sugere? Dicas pra um iniciante e conselhos!

    Agradeço e obrigado pela ajuda,
    Um forte abraço,

    Leonardo Silva Souza

    Responder
    • Olá Leonardo!

      Primeiro desculpa pela demora em responder o seu comentário. Ele foi marcado como spam pelo WordPress, acho que devido a grande quantidade de links (hauha).

      Então, pelo visto você já está no caminho certo. 🙂

      Buscar informações na internet, entrar em grupos de discussão e procurar ajuda, são atitudes que ajudam bastante no início em qualquer área.

      Minhas dicas são as seguintes:

      – Gostar da área: se você se interessou pela área e está gostando do que está lendo e do que pode vir pela frente, é um ótimo começo. Pois o seu progresso será muito mais rápido;
      – Entender como funciona o processo na área de Teste de Software: esse artigo do Alexandre Bartie é muito bom (alías, li ele umas duas vezes quando começei na área);
      – Participe de grupos de discussões: recomendo o BSTQB e o DFTestes;
      – Ler um bom livro: recomendo o “Base de Conhecimento em Teste de Software”;
      – E por fim: estudar, estudar, estudar e sempre. Na nossa área, assim como em toda área de TI, isso é obrigatório, não tem como a gente parar de estudar.

      Boa sorte! E qualquer coisa só falar.

      Abraços!

  5. Oi Fabricio,

    farei a prova do ISTQB em 2 semanas e estou querendo praticar mais um pouco com simulados. Vi seu post com links para simulados mas nao estou conseguindo baixar. Sera que voce me enviaria os arquivos? Ou novos links para download?

    super obrigada!
    Clarisse

    Responder
    • Oi André!

      Eu testei hoje (21/09/2009) e os links estão ok. Talvez, possa ser algum bloqueio na sua rede para o Mediafire. Se precisar, posso te enviar por e-mail.

      Obrigado.

      Abraços!

  6. Fabrício, tudo bem?
    Estou querendo tirar essa certificação, mas pretendo fazer a prova em inglês, porque fiquei preocupada com o nível da prova em português.
    Essas questões em inglês correspondem ao nível atual da prova? Fiquei sabendo que a prova em português é praticamente composta por cases e a inglês voltada para conceitos mesmo.

    Responder
    • Oi Thais! Td bem.

      Os simulados em inglês foram obtidos com o Luiz Gustavo, que fez a prova em inglês, portanto, acredito as questões estejam de acordo com o nível atual da prova sim.

      A prova em português tem tanto questões de cases quanto de conceitos, essa diferença que você mencionou eu não tinha conhecimento. E não posso falar sobre a prova em inglês, pois fiz em português. A única diferença que eu já ouvi falar, e aliás, dita pelo Luiz Gustavo, foi que a prova em inglês é vista com mais bons olhos do que a prova feita em português, e acredito que isso aconteça mais no caso de você ir trabalhar fora do país ou prestar serviços para clientes internacionais. No mais, ambas as provas tem o mesmo peso, até porque o BSTQB é braço oficial do ISTQB aqui no Brasil.

      Abraços! E bons estudos!

  7. Pingback: Os números de 2010 « QualidadeBR

  8. Pingback: Roadmap para a CTFL « Um, Dois, Três, Testando…

  9. Pingback: Bug Box » CTFL-BSTQB

  10. Pingback: Bug Box » CTFL-BSTQB

Deixe um comentário