QAMP (Quality Assurance Management Professional)

A QAMP (Quality Assurance Management Professional) é uma nova certificação de Teste e Qualidade de Software, criada em 2008 pelo iSQI.

O seu foco está em aperfeiçoar os profissionais da área, de acordo com as necessidades do mercado de TI. Sendo direcionada para os gestores de qualidade, pois eles necessitam ter competência em todo o processo de desenvolvimento.

Para a sua obtenção o candidato precisa completar 4 passos:

  1. O primeiro é obter CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering) Foundation Level, oferecida pela IREB;
  2. O próximo passo é obter a CTFL, oferecida pelo ISTQB, e aqui no Brasil pela BSTQB;
  3. O terceiro passo é obter uma certificação específica na área de Testes de Software, podendo ser uma das seguintes: iSAQB® Certified Professional for Software Architecture; iSTQB® Certified Tester Advanced Level – Test Manager; iNTCCM® International Certified Configuration Manager; iSQI® Certified Professional for Project Manager; iSQI® Certified Professional for IT Security Management.
  4. E o último passo é comprovar pelo menos 2 anos de experiência na área.

Quatro passos para se tornar um QAMP

Segundo Stephan Goericke, diretor do iSQI e idealizador da QAMP, “A QAMP irá prover uma certificação modular que cobrirá os gaps existentes entre o analista de negócio e os executores de teste. Além disso, a  experiência em projetos é também reconhecida e de avaliação independente”.

Os profissionais certificados QAMP demonstram conhecimento na coleta de requisitos, teste de software e gerenciamento do teste. E este conhecimento está adequado com os padrões adotados por várias instituições de certificação, como por exemplo: a International Software Testing Qualifications Board (ISTQB), que hoje possuem mais de 100 mil profissionais certificados.

A QAMP não está disponível no Brasil, até porque os exames avançados de Teste de Software, como o CTAL (Certified Tester Advanced Level) da ISTQB, não são aplicados no Brasil. Portanto, se alguém tiver interesse em tirar tais certificações, só indo para fora do país mesmo.

Quem quiser saber mais sobre a QAMP, confire a apresentação abaixo, ou acesse o site oficial da QAMP.

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Assine o feed

Fonte:

News. Industry Leaders Announce New Software Quality Testing Certification. Testing Experience – The Magazine for Professional Testers, Alemanha, Ano1, nº4, p. 7, dezembro, 2008

http://www.qamp.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s