Sobre

eu-2014Sou Fabrício Ferrari de Campos, certificado ISTQB e CBTS. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Atuei por 3 anos na área de Teste de Software, tendo atuado em projetos para diversas empresas, como por exemplo: Brasil Telecom, Brastel, Hospital Israelita Albert Einstein e Voitel.

Hoje trabalho na Vizir – Software Studio, empresa de desenvolvimento sob-demanda que sou co-fundador e sócio desde 2010.

Iniciei o QualidadeBR como forma de me motivar a estar estudando constantemente sobre a área de Teste e Qualidade de Software, assim como poder compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridos, afinal o conhecimento só tem valor, quando compartilhado.

Atualmente o blog não recebe mais atualizações, e é mantido no ar para referência.

Contato

E-mail/gtalk: ffc.fabricio@gmail.com

Twitter: @fabricioffc

27 comentários sobre “Sobre

  1. Fabrício,
    Parabéns pelo Blog!!!
    Que este blog lhe traga muito conhecimento e satisfação.
    Muito sucesso para você…
    Abraços,
    Alex

    Responder
  2. Olá Fabrício, parabéns pelo site!

    Estou estudando para tirar o CTFL e o seu site tem me ajudado bastante!

    Gostaria de saber se você tem alguma indicação em relação ao uso do TestLink como ferramenta de Gerenciamento de Testes. Estou querendo implementar o uso desta ferramenta onde eu trabalho.

    Novamente parabéns pelo ótimo trabalho do seu blog.

    Abraços.

    Geovane

    Responder
    • Olá Geovane!

      Você me fez essa pergunta numa boa hora (hehe). Na empresa em que trabalho utilizamos uma ferramenta própria para Gerenciamento de Testes, ela não oferece muitos recursos e é bem instável. Então, começamos a migrar a nossa massa de testes para o TestLink.

      Dentre as ferramentas open source, acredito que o TestLink seja a melhor e mais usada, tanto aqui no Brasil quanto fora. E dois pontos que destaco no TestLink é a boa documentação existente e o fato da equipe de desenvolvimento dele está preocupada em resolver os bugs e implementar melhorias (link), além do mais, você sempre ver uma discussão sobre o TestLink nos grupos de testes do Brasil (ex. DFTestes), então caso tenha alguma dúvida sobre ele, é só pesquisar nas mensagens antigas ou perguntar.

      Abraços! E muito obrigado pelos elogios.🙂

  3. Obrigado pela dica Fabrício.

    Estamos precisando melhorar nossos processos e procedimentos de testes.

    Vamos fazer uma espécie de laboratório para avaliar os resultados do uso do TestLink, para só depois colocá-lo em produção efetiva para todos os projetos.

    Me responde uma coisa. Próximo dia 17 vou fazer a prova do BSTQB. Você poderia me dizer em que seria bom eu dar ênfaze nos estudos?

    Obrigado.

    Abraços.

    Geovane.

    Responder
    • Olá Geovane!

      Acredito que dá uma revisada no Syllabus, é uma boa, além é claro de realizar/refazer os simulados, e se caso restou alguma dúvida em alguma questão ou assunto, essa é hora de tirá-la.

      Aproveitando, na hora da prova faça ela bem calmo e ao mesmo tempo com agilidade, não perca tempo em questões difíceis, pule ela e volte depois. O tempo para a prova é bem justo, quando fiz nem deu tempo para revisar.

      Bons estudos! E sucesso!😉

      Abraços!

  4. Olá Fabrício

    Gostaria de agradecer a ajuda. Recebi hoje o resultado da prova e agora sou o mais novo certificado ISTQB.

    Valeu!!

    Muito sucesso para você.

    Abração

    Geovane

    Responder
  5. Olá Fabrício,

    Gostaria de agradecer imensamente sobre os tópicos voltados para a certificação, a suas resoluções das questões dos simulados estão sendo esclarecedoras. Gostaria de ter uma opinião sua, irei realizar a certificação agora dia 09 e já li o material e agora estou estudando especificamente através dos simulados. Gostaria de saber sua opinião, se dessa forma tenho grandes chances de ir bem na prova?

    Agradeceria muito sua resposta o mais breve possível.

    Obrigada.

    Responder
    • Oi Danielle!

      Essa metodologia usada é boa, e se você estiver entendendo todas as questões e tendo um bom aproveitamento (de 70% para mais), as suas chances de obter um resultado positivo são muito boas.

      Na minha opinião, também é interessante revisar todo o Syllabus, para verificar se não ficou nada mal entendido. E na hora da prova, tenha muita atenção e calma, não desperdice tempo, pois ele é o grande vilão. O tempo do exame é bem justo, portanto dificilmente você terá tempo de revisar as questões, o jeito é fazer com a maior atenção possível, e se tiver demorando, pular a questão mesmo.

      E muito obrigado pelos elogios!🙂

      Abraços! E boa sorte no exame!

  6. Olá Fabrício,

    Bom consegui tirar a certificação ISQTB – CTFL com 80% de aproveitamento, mais uma vez gostaria de agradecer pelos resoluções das questões e pelos simulados traduzidos, foram muito importante para o meu estudo. Bom eu pretendo tirar em Maio a certificação da Alats, não estou conseguindo achar simulados para ela na net, notei que vocês tb já tem, vc teria simulados para me passar?

    Obrigada.

    Danielle

    Responder
  7. Bom dia Fabrício,

    vc teria um email pessoal que a gente possa conversar?
    sou analista de testes e gostaria de tirar umas duvidas com vc.
    fico no aguardo.

    att.,
    tatiane mary

    Responder
  8. Pingback: CertificOque? « IT Quality View

  9. Fabrício é um dos maiores entusiastas de teste de software aqui no Brasil.

    Sempre com iniciativas criativas e democráticas, discutindo assuntos polêmicos sobre teste, processos, qualidade etc., vem se destacando entre os profissionais e tornando esse blog, o qualidadebr, uma das maiores bases de conhecimento em teste de software em português.

    É muito bom poder contar com esse entusiasmo!

    Obrigado por compartilhar conosco sempre com tanta disposição.

    Parabéns!

    Camilo Ribeiro
    http://www.camiloribeiro.com

    Responder
    • Olá Daniele!

      Pesquisando na Estante Virtual (site de busca de livros em sebos do Brasil) , encontrei apenas 1, no valor de R$50,00. Não compesa, pois o livro novo está custando R$43,49 na CIA. dos Livros.

      O que você pode fazer também, além de procurar em sebos da sua região, é tentar achar alguma pessoa que tenha o livro e possa te emprestar (se você mora na região de São Paulo, posso te emprestar o meu).🙂

      Abraços!

  10. Boa Tarde,
    Obrigada pela iniciativa do blog. O mesmo me ajudou muito nos estudos para a prova da ISTQB!
    Vamos ver se aprovo…
    Abraços

    Responder
  11. Fala Fabrício,

    Acho que nem você não imaginou que o blog que você inicialmente criou para estudar fosse tão divulgado né…🙂

    Parabéns, é resultado da sua dedicação e esforço.

    Sucesso!

    Abraços,

    – Felipe da Silva

    Responder
  12. Bom dia Fabrício,

    Meus parabéns pelo blog e pelo conteúdo! Seus posts foram muito úteis ano passado na época em que tirei minha certificação CTFL. Muitas das duvidas que tive ao longo do estudo foram respondidas pelas suas matérias.

    Muito obrigado novamente e continue assim, pois indico seu blog para aqueles que querem saber mais ou pretendem se certificar em QA.

    Abraços

    Responder
  13. Pingback: CertificOque? « Edwagney Luz

  14. Parabéns Fabrício, sua ajuda com tanto conhecimento sendo passado ajuda não só a vc, como ao grupo de pessoas que trabalha nessa área. Muito bacana.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s