Técnicas de Integração de Sistema – Top Down

A Top Down, que em tradução literal seria algo como “de cima para baixo”, é uma das técnicas mais conhecidas para teste de Integração usando a abordagem incremental.

Como se pode perceber pelo próprio nome, usando a técnica Top-down, o teste começa do nível mais alto para o mais baixo, ou seja, os componentes de mais alto nível são integrados primeiro.

Para entender melhor, vamos pensar no exemplo abaixo:

Exemplo Top Down

Exemplo Top Down

Como pode ser percebido, o sistema nesse exemplo, é o álbum de música, que é formado por várias músicas, que serão chamadas de componentes. Por fim, uma música é formada pela junção de vários instrumentos, que serão chamados de módulos.

Pela técnica Top-down iremos primeiro testar os componentes de alto nível, que são as músicas, só para depois verificar cada módulo (instrumento) de cada componente (música).

Algo importante de se notar, é que no final do Teste de Integração teremos a integração dos módulos testados e não o sistema como um tudo. Na analogia apresentada, teríamos cada música verificada e não o álbum inteiro. O teste que verificaria o álbum inteiro seria o Teste de Sistema.

Vantagens

  • Permite verificação antecipada de comportamento de alto nível;
  • Módulos podem ser adicionados, um por vez, em cada passo, se desejado;
  • Permiti a busca em profundidade (depth-first search) e a busca em largura (breadth-first search).

Desvantagens

  • Retarda verificação de comportamento de baixo nível;
  • Entradas de casos de teste podem ser difíceis de formular, por geralmente, demandar de uma entrada maior de informações;
  • Saídas de casos de teste podem ser difíceis de interpretar, cada passo executado, pode gerar um resultado e o Tester deverá ficar atento a esses resultados, pois essas saídas intermediárias pode apresentar alguma inconsistência.

Bem, hoje vimos como que a técnica Top-down funciona na realização dos Testes de Integração, espero ter ajudado na compreensão dessa técnica, caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em colocá-la nos comentários. Até a próxima!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Fonte:

Teste de Integração, Sistema e Aceitação, Alexandre Mota. (link)

Um comentário sobre “Técnicas de Integração de Sistema – Top Down

  1. Pingback: Técnicas de Integração de Sistema - Bottom Up « QualidadeBR

Deixe um comentário