Teste de Software: Desafios do Início

Há muitas dificuldades para quem está começando na área de Teste de Software, mas sempre precisamos encarar as dificuldades, como desafios que estão lá para serem superados.

Um pouco de história…

Lembro que quando comecei a atuar na área de Teste de Software, aliás, foi meu primeiro emprego na área de TI, mal sabia o que era Teste de Software. E o interessante que ninguém na empresa sabia muito bem o que era Teste de Software, pois eu e mais dois estagiários entramos na área, justamente para iniciá-la.

Após, quase três anos na área, percebi que a situação ocorrida comigo, não era tão incomum como eu pensava na época. Muitos profissionais entram ou mudam para a área de Teste de Software, justamente para iniciá-la, e alguns até formam uma “euquipe”.

Bem, já podemos levantar alguns desafios que podemos enfrentar:

  • Falta da cultura de testes na empresa;
  • Sobrecarga de papéis.

Formação acadêmica

Não faz tanto tempo assim que me formei, foi em dezembro de 2008, e hoje fazendo um levantamento do que eu aprendi na faculdade e que aplico no meu dia-a-dia, vejo que o papel da faculdade foi muito mais em pró de formar uma base de conhecimentos, do que me prover conhecimentos que poderiam ser diretamente aplicados no dia-a-dia.

Sei que formação acadêmica é um assunto polêmico na área de TI, mas no meu caso,  a faculdade foi fundamental para a minha formação profissional, principalmente, por não ter me dado o peixe, e sim ter me ensinado a pescar. E aproveitando para fazer uma metáfora: o mar da área de TI é abundante de informações, portanto, considero fundamental saber pescar (falarei mais sobre isso num post futuro). 😉

Agora voltando a temática do post, afinal tenho uma “extensa” lista de conhecimentos de Teste de Software que aprendi na faculdade:

  • O que é teste de Caixa-Preta e Caixa-Branca.

E aqui levanto mais um desafio:

  • Se sobressair mesmo com uma formação acadêmica fraca em Teste de Software.

Fontes de conhecimento sobre Teste de Software

Perto de quando comecei na área, hoje está MUITO mais fácil obter conhecimento sobre Teste de Software na Internet. Para ter uma ideia, hoje contei 78 feeds de blogs/sites sobre Teste de Software, que assino via Google Reader. Lembro que quando iniciei na área, as minhas duas fontes principais fontes eram: os artigos do Cristiano Caetano e  os do Alexandre Bartie (essa série sobre “Processo de Teste de Software” eu li várias vezes rs).

Já em matéria de artigos/dissertações/teses acadêmicos, hoje já conseguimos encontrar bons materiais sobre Teste de Software, mas ainda não são tantos assim, e esses você realmente tem que pesquisar nas bibliotecas digitais das universidades ou entrar em contato com  os autores.

Agora falando em livros, ainda estamos MUITO longe da qualidade e quantidade dos livros escritos lá fora. E não tem como, essa é a primeira comparação que fazemos ao pensar em livros para a área de TI. Mas para quem está começando há boas literaturas, como por exemplo, o Base de Conhecimento em Teste de Software.

Outra fonte de conhecimento muito boa para quem está começando são cursos, tanto de formação, como os específicos para certificações, conseguem dá uma boa base sobre Teste de Software para o profissional. Porém, muitos deles tem um custo bem elevado, se formos considerar que quem irá pagar será o próprio profissional que exerce um cargo de estágio ou junior.

Aqui levanto outro desafio, que está associado ao anterior:

  • Obter conhecimento sobre Teste de Software.

Visão das outras áreas em relação ao Teste de Software

No início, principalmente, quando a área é recente, uma grande mudança ocorre quando todos tem uma visão sensata e reconhecem a importância dos testes. Já quando, a área já é matura e nós que somos os completos novatos, precisamos de um certo tempo para realmente ligar todos os conhecimentos adquiridos e entender a real importância dos testes, e isso é algo que cada um tem que perceber sozinho, não adianta eu falar para você, pois você que precisa descobrir o quanto o seu trabalho é importante.

É muito difícil encontrar uma empresa que tenha a cultura de testes enraizada, hoje não tanto, devido ao boom das metodologias ágeis. Mas mesmo assim, muitos de nós precisamos estar sempre justificando as necessidades de testes para a funcionalidade X, porque precisamos de mais uma semana, explicar que teste de software não é desperdício é investimento, etc.

E aqui levanto um último desafio (há muitos outros!):

  • Entender e deixar claro a importância do Teste de Software.

Bem, o post foi mais para levantar alguns dos desafios que costumamos enfrentar no início da carreira na área de Teste de Software, em próximos irei falar mais sobre cada um dos cinco desafios levantados aqui. Até mais! 😀

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Fonte Imagens:

Multi-task (autor ryantron) – http://bit.ly/a2Mwz6

Cartoon Tester – Andy Glover  – http://bit.ly/aK7hpB

Software Testing for Dummies – http://bit.ly/bpgFQ0

Challenge (autor HawkeyePilot) – http://bit.ly/aNL1AB

8 comentários sobre “Teste de Software: Desafios do Início

  1. @FabricioFFC, muito interessante o seu relato. Há poucos dias estava conversando exatamente sobre isso com alguns colegas de área.

    A Internet é sim a principal fonte para quem busca sobre “Teste de Software”. Mas sabe o que é mais legal? É que os profissionais dessa nossa área estão sempre dispostos a colaborar.

    Talvez por terem tido tanta dificuldade pra aprenderem algo. Talvez por estarem 100% dispostos a disseminar o Teste…
    Mas independente do motivo, esse “coisa” de “compartilhamento” é muito natural entre nós, e voce faz esse papel muitíssimo bem!

    Enfim, é uma área que cada dia que passa gosto mais.
    E é muito bom contar com seus posts e suas experiências!

    Responder
  2. Grande Fabrício,

    Ótimo post! Resumiu os principais desafios de uma pessoa motivada!
    Parabéns!

    Acho legal comentar dos desafios de motivação que enfrentamos, como os comentários negativos e preconceituosos sobre qualificação, salários e carreira de pessoas sem cultura em software, que inclusive, ainda fazem parte do dia a dia nas universidades e até em algumas empresas.
    Mas graças a atuação de profissionais como você, como o Cristiano Caetano e tantos outros blogeiros e entusiastas da nossa “arte”, esse pensamento vem caindo.

    Mais uma vez, parabéns!
    Abraços.

    Responder
    • @Renata

      Concordo 100% contigo, realmente o espírito de compartilhar e ajudar é bastante presente na nossa comunidade.

      @Camilo

      Vou te confessar uma coisa, um dos principais fatores, pelo qual gosto tanto da nossa área são os desafios. Há muitos, e em cada empresa eles podem ser bem diferentes. Querendo ou não, o desenvolvimento de um software é uma arte, e a qualidade de um software, assim como de uma obra de arte, dependerá muito de cada pessoa.

      E nós somos a ponte entre a arte (cuja função “tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo”) e a realidade.

      Abraços! E obrigado pelos comentários Renata e Camilo. 🙂

      P.S.: Me desculpem pela resposta tão filósofa (rsrs).

  3. Gostei do artigo! Eu me considero ainda começando na área de testes de software, pois agora em março completei um ano de estágio e ainda tenho MUITO o que aprender.

    Concordo com o texto quando cita de algumas empresas não possuirem uma cultura de testes enraizada, porém acredito que não seja somente por parte das empresas e também pelos profissionais de TI e pessoas no geral.

    Falo pelo motivo de há uma grande diferença quando você fala para uma pessoa que trabalha com desenvolvimento e quando você fala com testes. (situação que cai na charge)

    Confesso que não conhecia a área e nem fazia a idéia sobre testes antes de aprender em minhas aulas de engenharia de software, pois caso não soubesse sobre testes não sei se aceitaria a oportunidade de estágio.

    Abraços.

    Responder
  4. Eu sou Lucio Verdial,gostei bastante de ler o seu historia sobre primeiro entrada na area de teste software, porque me leva corragem para entrar na mesma caminho. para me, eu tambem agora emfrentar de tal problema, porque e mutio novo, noa encontrei na faculdade nem no meu percurso de estudo portanto noa faco minima idea sobre teste de software. hoje e o meu primeiro dia. e o meu orientador me deu esse tarefa, fiquei assustado, tremer e nao sei o que vou fazer neste projecto.

    o mai absurdo e ,eu nao sei o eu vou apresenta o universidade sobre o relatorio de estagio. portanto estava na sua espera, para me ajuda a resolver este problema. mais uma vez ajude me?

    abracos
    Lucio Verdial

    Responder
    • Olá Lucio!

      Realmente é um desafio e tanto entrar na área de Teste de Software, mal sabendo o que é Teste de Software, digo isso por experiência própria. Mas também é uma das melhores, senão a melhor, forma de realmente aprender o que é Teste de Software, afinal você vai ter que aplicar o mais rápido possível a teoria.

      De primeira, recomendo você estudar bastante sobre Teste de Software, como disse no post, na Internet tem bastante material bom, e se preferir pode comprar um livro.

      E uma coisa muito importante para quem testa um software é conhecer muito bem o que se está testando, e você pode aprender isso testando (testes exploratórios) mesmo (rsrs). Depois é bom também saber o que avaliar, ou melhor, que tipo de informação você está querendo extrair desse sistema. Para isso uma boa é estudar a ISO 9126.

      Qualquer coisa, é só falar. 🙂

      Abraços!

  5. Muito bom o post.

    Estou a um ano nesta área e me considero no máximo um júnior.
    estou pensando em fazer um curso, mas conforme você comentou, os valores são muito elevados..

    blog add ao feed!

    abraço

    Responder

Deixe um comentário