Seja o “Curador” das Mesas Redondas

Como puderam perceber, há um bom tempo que não atualizo o blog. E não apenas ele, mas também a minha participação em grupos de discussão da nossa área, twitter, etc foram afetadas devido ao ritmo frenético do trabalho, o que é bom por um lado, mas tem suas consequências e demanda de certos “sacrifícios” e escolhas (o que é normal na vida de qualquer adulto).

Uma das atividades que faço na nossa comunidade e que foi afetada, é a organização das Mesas Redondas que ocorrem no grupo DFTestes. Atualmente eu apenas abro as votações e inicio as discussões,  não conseguindo mais acompanhar, participar e resumir as discussões, como eu fazia antigamente.

E é exatamente esse o trabalho que estou querendo passar para outra pessoa, pois hoje a minha contribuição é muito baixa, e não consigo dedicar o tempo que seria necessário para fazer um bom trabalho.

Basicamente, as atividades do “Curador” das Mesas Redondas são:

  • Abrir a votação 1/2 semanas antes do final do mês;
  • Fechar a votação no primeiro dia do mês;
  • Abrir a discussão no primeiro dia do mês, do tema mais votado;
  • Abrir a discussão no dia 15 do mês, com o tema que ficou em segundo lugar na votação.
A criação do resumo de cada discussão, também é algo que seria legal de fazer, uma vez que o conteúdo gerado nas Mesas Redondas costuma ser de alta qualidade e relevância, mas essa atividade não é mandatória da função, embora altamente desejável.
Se você tem interesse em ser o “Curador” das Mesas Redondas, me mande um e-mail para ffc.fabricio@gmail.com. E qualquer dúvida, só me mandar um e-mail ou postar um comentário.

3 comentários sobre “Seja o “Curador” das Mesas Redondas

  1. Olá Fabrício,

    Talvez seja um pouco offtopic, mas gostaria de lhe questionar, sobre algo que de certa forma tem há ver com o problema de tempo que todos temos. A área de testes, TI, etc em geral são um pouco autodidata no sentido egoísta. Sinto falta de uma “ferramenta/didática/método” através de redes sociais, por exemplo, do tipo “ganha-ganha”. Onde pessoas com interesses em comum possam se aprimorar e ajudar quem esta começando a se preparar para o mercado, ou se recolocar como eu. Fazendo testes em um sistema “fake”, por exemplo. Mas que simule uma situação real. Que já seria algo próximo de um sistema, algo que nem os cursos pagos aplicam. Muitos cursos de nome no mercado mostram como fazer um caso de teste dos mais simplórios. Entendo que mais geram dúvidas do que as elucidam. Um problema extremamente simples, nada acrescenta, mas algo desafiador, pelo menos 25% próximo de alguma real complexidade, pode acrescer tanto quem ensina quando aquele havido por aprender. Desculpe meus devaneios, mas caso concorde ou discorde do que expus, gostaria ouvir sua opinião.
    Muito embora talvez não seja o momento mais oportuno.

    De qualquer forma obrigado

    Att

    Responder
    • Oi Marco,

      Entendo o seu anseio. Mas não concordo que por muitos serem auto-didatas, acaba ocorrendo um certo egoismo, muito pelo contrário. Vejo pessoas que sofreram em aprender por conta própria, participando de listas de discussão, escrevendo sobre o assunto em blogs e fazendo palestras.

      O que você anseia, realmente é difícil de ser obtido em algum curso, o melhor local é no trabalho mesmo, onde você irá encontrar desafios complexos, mas muitos também não possuem muita complexidade.

      Sistemas para serem testados existem ao montes, você pode por exemplo, pegar algum sistema que acaba de ser lançado ou algum beta e procurar bugs nele.

      O que ocorre, é que realmente será difícil encontrar alguém ou um curso que te acompanhe por todo caminho, geralmente a pessoa ou o curso irá apenas te mostrar o caminho, você que terá que trilhar.

      Abraços!

  2. Pingback: Seja o “Curador” das Mesas Redondas | Qualidade de Software

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s