Não se limite

Ontem participei de um treinamento sobre Scrum na empresa, ministrado pelo Rodrigo Yoshima.

O treinamento em si é excelente, com bastante prática, temperado com a visão lúcida do Rodrigo sobre desenvolvimento de software.

Quando o Rodrigo falou sobre o time no Scrum, ele enfatizou que as pessoas podem até ter uma função específica, onde possuem mais afinação e experiência, mas elas não devem se limitar a exercer apenas as tarefas associadas a essa função. Por exemplo:  ahh… eu sou testador, então eu só testo. Um time ágil necessita ser multidisciplinar.

Na minha opinião, o profissional deve ter muita prudência ao buscar uma especialização em determinada área/função, pois a especialização pode acaba se tornando um problema para o profissional.

No entanto, isso não significa que o profissional não pode buscar conhecer mais afundo uma determinada área, principalmente se for uma área que ele tem mais afinade e prazer em atuar.

A especialização da qual não gosto, é aquela cega, onde a pessoa abaixa a cabeça e só quer saber de estudar e/ou trabalhar em determinada área. Na minha opinião isso é um desperdício de potencial humano.

E o grande problema é que nós somos condicionados a especialização. Afinal, a nossa geração foi fortemente influenciada pela fase industrial, na qual a especialização era bem vista e necessária, pois boa parte dos profissionais atuavam em tarefas manuais, que exigiam conhecimentos específicos e eram exercidas durante toda a carreira do profissional.

Mas hoje na fase pós-industrial

Muita coisa mudou desde daquela época onde as linhas de produções ainda eram compostas por homens, mulheres e até crianças, que trabalhavam muito mais do que 8 horas diárias. Principalmente no que tange a expectativa de vida. Hoje vivemos MUITO e o bastante para que possamos fazer umas três faculdades e atuar em áreas bem diferentes entre si, se quisermos.

E no nosso caso, atuamos num mercado onde a grande moeda de troca é o conhecimento e por isso precisamos estar sempre atualizados, pois caso contrário, podemos nos tornar profissionais obsoletos.

Lógico, que ainda hoje a especialização é importante em várias outras áreas, por exemplo na Medicina. Porém, na área de TI há uma forte tendência para que os profissionais de TI, se tornem especialistas generalistas.

Putz Fabrício, você está ficando louco! A especialização é fundamental, o mercado demanda de profissionais especializados, essa coisa de especialista generalista é besteira.

Bem se você acha isso, recomendo fortemente a leitura desse artigo e o vídeo abaixo:

E não é só isso, hoje se formos olhar as vagas em empresas como Google, Yahoo! e ThoughtWorks (só para citar algumas), iremos ver que o perfil que pedem é justamente o de especialistas generalistas!

Por favor, não se limite

Isso é sério. Por favor, não se limite!

O ser humano tem uma capacidade incrível, porém somos condicionados a subutilizar as nossas capacidades.

E como não se limitar?

  1. Fazendo o que você gosta. Isso é essencial, pois você irá evoluir muito mais rápido na área e geralmente, será natural não se limitar a apenas uma função específica;
  2. Buscando novos conhecimentos (não apenas na sua área de atuação). E é bom estar preparado, pois nessa busca há um alto risco em você se interessar por outras áreas, que antes você não tinha o mínimo interesse ou era totalmente ignorante.

Por que não me limitar?

Tentando ser objetivo: porque hoje a nossa expectativa de vida é muito alta, e por isso temos mais tempo para explorar as nossas capacidades.

Sendo prático: porque o mercado de TI está cada vez mais demandando de profissionais especialistas generalistas. Mas tome cuidado para não se tornar um pato.😉

Sendo realista: há tantos fatores e pessoas que nos limitam, que nós mesmos não podemos nos limitar. Pisa fundo!

Pra encerrar deixo uma frase do Oscar Wilde, que nos provoca, e faz pensar que podemos tirar muito mais de nós mesmos, e um bom começo para isso, é não se limitar.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

3 comentários sobre “Não se limite

  1. Pingback: Tweets that mention Não se limite « QualidadeBR -- Topsy.com

  2. Pingback: links for 2010-08-04 « pabloidz

  3. Pingback: » Reflexão sobre especialização em TI lomanto.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s