Você é eficiente?

Estou começando a ler o livro do Rex Black, Pragmatic Software Testing: Becoming an Effective and Efficient Test Professional e logo no início, encontrei uma pergunta bem interessante:

What Do Effective and Efficient Mean?

Traduzindo o sentido da frase:

O que pessoas eficazes fazem e o que eficiente significa?

Segue abaixo, o trecho do livro com a explicação do Rex e na sequência uma tradução:

Webster’s dictionary defines the word effective as “producing a decided, decisive, or desired result; impressive.” So, to be an effective software tester, you must decide what results you desire from your testing efforts.

Likewise, Webster’s defines efficient as “productive of the desired effect; especially to be productive without waste.” So, to be an efficient tester, you must allocate resources (time and money) appropriately.

O dicionário Webster define a palavra efetivo como “produzindo um determinado, decisivo, ou desejado resultado; impressivo.” Então, para ser um Testador de software efetivo, você deve decidir quais os resultados que você deseja dos seus esforços de teste.

Já a palavra eficiente é definida pelo Webster como “gerador do efeito desejado, especialmente, ser produtivo sem desperdício.” Então, para ser um Testador eficiente, você deve alocar recursos (tempo e dinheiro) de forma apropriada.

A definição das duas palavras me fez pensar em dois grandes desafios que todos nós enfrentamos (embora muitos não tenham plena consciência), são eles:

  • Alinhamento das suas expectativas com a realidade;
  • Manter o foco, buscar o melhor custo benefício.

O primeiro é muito difícil, e falo isso pensando de forma introspectiva, ou seja, se alinhar as expectativas consigo mesmo já é difícil, imagina só alinhar as expectativas com várias pessoas, de diferentes áreas, culturas, etc. Eu já vi projetos sofrerem fortes abalos, justamente devido a expectativas não estarem alinhadas.

E quem trabalha na área de Teste de Software deve saber bem como é difícil alinhas as expectativas, afinal muitos, principalmente no início da área, pensam que a área de Teste de Software irá solucionar todos os seus problemas, e pensamentos imaturos como os abaixo surgem:

  • Agora nossos softwares terão zero defeito;
  • Não teremos mais problemas em produção;
  • Iremos começar a produzir software de qualidade, do dia para noite.

Agora o segundo é menos difícil, e o nível de dificuldade dependerá de fatores internos e externos:

  • O ambiente de trabalho: pois o mesmo deverá possibilitar e incentivar que a equipe busque ser eficiente;
  • A maturidade da equipe: dependerá bastante da experiência da equipe (experiência é diferente de tempo de casa);
  • O fluxo de trabalho: ser for sem um processo bem definido ou com demandas não previsíveis, será difícil alcançar um bom grau de eficiência.

Pessoalmente falando, eu me sinto mal, quando percebo que não estou sendo efetivo em algo, e quando isso ocorre eu busco primeiro compreender os motivos que estão causando isso e depois procurar solucionar, às vezes é uma questão de expectativas acima da realidade, outras vezes por motivos externos, e daí é necessário conversar com alguém, etc.

Ser eficiente é algo que faz bem em qualquer profissão, e é uma premissa para você alcançar o topo da pirâmide de Maslow. E ser eficiente não é um esforço solo, e sim conjunto, por isso é sempre bom o time estar em constante questionamento e aprendizado, buscando a melhoria contínua (kaizen).

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Saiba mais:

Segue abaixo, o link para um interessante artigo sobre o assunto:

Artigo Você é eficiente ou eficaz? por Eduardo Santos

http://www.acessa.com/negocios/arquivo/carreira/2003/11/25-Eduardo/

Anúncios

Um comentário sobre “Você é eficiente?

  1. Pingback: O melhor do Ensinar – 23/01 a 31/01 « Blog do Ensinar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s