A Importância da Maturidade

Aviso:

Este post é fruto da experiência do autor desse blog, não é baseado em teorias ou grandes autores, mas os mesmos ajudaram esse autor a chegar as conclusões que irão dar forma a esse post, cuja essência foi extraída da prática.

O que é maturidade?

Maturidade é na sua essência você saber o que quer e como alcançar o seu objetivo, sem prejudicar as pessoas e de forma ética e moral.

Exemplo:

Ao chegar numa certa idade, você não terá mais os seus pais para tomar a decisão por você, e em certos momentos da sua vida, geralmente no momento que você mais precisar, não poderá contar com a opinião de um amigo ou familiar. Porém terá a sua inteira disposição a sua maturidade, ela que irá te ajudar.

Maturidade no mundo de TI

A maturidade no mundo de TI é algo não muito comum, ou pelo menos não era até pouco tempo. E o motivo para eu ter chegado nessa conclusão é bem fácil de entender, quantos projetos que você já viu atrasar ou serem cancelados? Muitos não é!? E olha que eu nem perguntei a quantidade de projetos que foram para a produção sem ter a qualidade desejada…putz, mas é verdade, que qualidade desejada? Para mim se tiver funcionando tá ótimo.

Para ilustrar a importância da maturidade no mundo de TI vou citar um exemplo de uma empresa que quase ninguém conhece, o Google. Enganam-se aqueles que acham que o Google é aquele palavrão, parecido com soda, e ponto final. Na verdade o Google é maturo. Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, nunca imaginaram, acredito eu, que iriam construir uma empresa como o Google, logo quando estavam crescendo, perceberam que precisavam de alguém com experiência para ajudar a gerenciar o Google, e assim contrataram Eric Schmidt, que tinha uma experiência de 20 anos na Novell.

Você faz idéia da complexidade que é gerenciar uma empresa como o Google, ou como a Microsoft? Eu também não faço, mas com certeza não é uma das tarefas mais fáceis, e para se manter entre os grandes é preciso muita maturidade.

Uma atitude matura que o Google tem, dentre as várias, é a liberdade que eles dão aos colaboradores. Lá você pode dedicar 20% de seu tempo em projetos independentes. E não precisa ficar preso 8 horas na sua baia, pode sair para relaxar (jogar um pouco de video game, deitar num puff, jogar sinuca com os amigos, etc).

No mundo de TI há até certificações que comprovam o nível de maturidade dos processos das empresas, o CMMI (Capability Maturity Model Integration) é o mais conhecido. E com certeza deve ajudar a sua empresa a alcançar um melhor nível de maturidade, mas sinceramente, pela minha experiência vejo que não é tão fácil aplicar o CMMI em todas as empresas, pelo simples fato, que elas atuam em mercados bem diferentes e tem realidades bem distintas.

Não é a toa, que outros modelos de referência surgem, como o MPS.BR. E todos eles objetivam a melhoria do processo.

“Você tá de brincadeira mais uma vez, Fabrício! Fez todo esse “barulho” para falar sobre CMMI e MPS.BR!?”

Não, pois vejo que sempre temos dificuldade em adaptar tais práticas em nossa realidade. Afinal seria muito bom e “fácil” se houvesse alguma receita de bolo, que seguindo ela corretamente conseguiríamos alcançar a maturidade necessária para a nossa empresa. Aliás, alguém sabe qual o nível CMMI do Google?

Então como posso aprimorar o meu processo e torná-lo mais maduro e eficiente?

Errando e aprendendo com os erros.

Não há segredo, não há receita mágica. E como o Muricy Ramalho, técnico do São Paulo FC, diz: “… é trabalho, meu filho!”. E só com muito trabalho poderemos melhorar algo. E não adianta ficar choramingando, botando a culpa na metodologia, ou na cultura da empresa. Aliás, falando em cultura da empresa, ela é um dos grandes obstáculos que necessitamos enfrentar, quando estamos tentando fazer algo diferente, algo para melhorar o nosso processo. E você terá que ser paciente, não poderá bater de frente com ela, terá que plantar a semente da mudança e ir cultivando.

Não há espaço para a acomodação, mesmo quando estivermos bem: prazos estão sendo cumpridos, equipe está motivada, ainda poderemos melhorar.

Na minha opinião, dois pontos são fundamentais para aumentar a maturidade de um processo:

  • A equipe
  • O cliente

De um lado precisamos ter uma equipe motivada, em sintonia, um verdadeiro time. E nesse time não haverá espaço para estrelinhas (sabe aquelas caras que tem uma porrada de certificação e que se acham “o cara”, ou ainda aqueles que estão a X décadas na empresa e só estão preocupados com os investimentos que tem na bolsa de valores), e haverá muito espaço para: troca de idéias e opiniões, transparência, companheirismo e mudanças.

Já do outro lado, precisamos ter um cliente que saiba que o seu fornecedor (nós) está comprometido com a sua satisfação, e que entenda que ele também é um fator para o sucesso do projeto. Ele terá que ser mais participativo com a equipe, tentar compreender melhor as suas reais necessidades e avaliar sempre se toda informação foi passada para o seu fornecedor, de maneira clara e objetiva.

E como você pode perceber, o mais importante para a maturidade de um processo são as pessoas, portanto as pessoas também precisam ser maduras o suficiente para entenderem os seus papéis, afinal os profissionais de TI não são meros “escovadores de bits” e sim causadores da mudança e do progresso da empresa.

E algo que mudou bastante a maneira como vejo o desenvolvimento de software foi a leitura e compreensão do Manifesto Ágil (leia você também :)), que traz princípios que podem aprimorar e tornar mais eficiente o seu processo.

Estude sobre metodologias, modelos, estudos de caso, faça e use as lições aprendidas, etc. Pois mesmo não podendo aplicar na prática tudo que você estudou, com certeza, em um certo momento, você terá a chance de mudar algo, tendo como base algo que você estudou.

Como posso medir a maturidade da minha empresa?

Acredito que algo mais importante do que certificações, logicamente que tendo uma visão interna do processo, são as cinco características, que cito abaixo:

  • A empresa está tendo lucro;
  • Os clientes estão satisfeitos com o produto entregue;
  • A equipe está motivada;
  • O ambiente de trabalho propicia discussão e o surgimento de novas idéias;
  • Sempre há algum “pentelho” mudando algo.

Antes de terminar, só gostaria de deixar claro mais uma coisa: não sou contra CMMI, MPS.BR, ISO, etc, pelo contrário, elas ajudam bastante a melhoria do processo da empresa e principalmente a credibilidade, perante o mercado. No entanto, penso que um nível excelente de maturidade é alcançado, quando o seu processo tem total consciência das dificuldades e necessidades, e consegue se adaptar as novas realidades, desafios e principalmente, não fica preso a uma prática, metodologia ou modelo.

“Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.” (William Shakespeare)

Abraços! E se quiserem concordar ou discordar de algo, sintam-se à vontade, até porque a maior parte do que falei, são opiniões que tenho hoje, talvez até eu no futuro, discorde de algo. 🙂

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Anúncios

4 comentários sobre “A Importância da Maturidade

  1. Fabrício,
    Muito bom o post!!
    Realmente não é fácil alcançar maturidade nas empresas, mas só assim percebemos a evolução.
    Abraços e mto sucesso

    Responder
    • Olá Maisa! (me desculpe pela demora na resposta)

      Você pode aplicar o CMMI em três diferentes áreas [1]:
      – Desenvolvimento de produto/serviço (CMMI para Desenvolvimento);
      – Estabelecimento, gerenciamento e entrega de serviço (CMMI para Serviços);
      – Aquisição de produto/serviço (CMMI para Aquisição).

      E geralmente, você aplica o CMMI para um processo na empresa, tanto que empresas como a IBM, podem ter uma área certificada com CMMI nível 5 e outra certificada com CMMI nivel 3.

      E como o CMMI é um conjunto de melhores práticas, você deve conhecer tais práticas, e analisar quais serão utilizadas no seu processo, sempre buscando a melhor sinergia entre o que é pedido pelo CMMI e como vocês irão fazer para isso acontecer.

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s