Impressões exame CTFL-BSTQB

É pessoal. Hoje das 09:00 às 10:00 fiz o exame da CTFL (Certified Tester – Foundation Level).

Segue abaixo as minhas impressões sobre o exame:

  • Bom nível de dificuldade: naquela média de: 20 questões fáceis, 15 questões de médio/difícil e 5 questões de nível muito difícil;
  • Bem elaborada: as questões eram bem feitas e claras;
  • Pouco tempo: 60 minutos para 40 questões? Pouco! Muito pouco! O tempo foi o maior vilão da prova. Eu que costumo fazer as provas com calma, comecei e terminei o exame a 100km/h e mesmo assim só fui passar as respostas para o gabarito, faltando 5 minutos para o término da prova. Acabei quase em cima do tempo máximo;
  • Revisar é luxo: se você também tem o hábito de revisar as questões, então esquece! Não dá para revisar as questões, devido ao pouco tempo. Eu até tentei revisar umas de tabela de decisão, mas desisti;
  • Enunciados grandes: várias questões eram bem longas, onde apresentavam alguma situação;
  • Códigos e tabelas de decisões: acho que poucas pessoas conseguiram realmente resolver essas questões, devido ao curto tempo. Eu mesmo só analisei a questão e marquei a alternativa mais próxima do que eu achava, ou seja, quase um Cálculo Hipotético Universal de Tempo e Espaço (C.H.U.T.E.).

Bem agora é esperar até no máximo 20 dias para saber o resultado do exame. Espero que ele seja positivo🙂

Boa sorte a todos que fizeram o exame!!!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Assine o feed

28 comentários sobre “Impressões exame CTFL-BSTQB

  1. Olá Fabrício!
    Eu tb fiz o exame e tb tive a mesma impressão.
    O tempo foi muito curtíssimo e quase que me deseperei faltando 15 minutos para terminar a prova.
    Tive q chutar umas 3 ou 4 questões pela falta de tempo para analisar com mais calma.
    Algumas questões eram enormes, mas estavam bem explicadas. Achei bem dificil as questões que tratavam de códigos, tabela de decisão, principalmente pq não testo códigos e não desenvolvo, só teste funcionalidades e requisitos. Agora é aguardar ne?….

    Responder
    • Sim, só aguardar mesmo. Agora a ansiedade está menor, mas para abrir o e-mail da BSTQB vai ser difícil. Espero que ele chegue em menos de 20 dias.🙂

  2. Gostaria de ter feito, porém, esqueci do exame e depois não haviam mais vagas. Estou estudando para prestar em Julho, mas talvez eu não esteja em São Paulo para fazer a prova! Das questões “fáceis”, qual era o nível da questão fácil?

    Ex:

    Teste de Estrutura é o mesmo quê?

    a. Caixa Preta
    b. Caixa Branca
    c. Caixa Amarela
    d. Caixa Rosa
    e. NDA

    hahahaha, abs

    Responder
    • Olá Mário!

      Então havia questões bem fáceis, como por exemplo: Como podemos expressar os riscos?

      a. frequência e prioridade
      b. análise e mitigação
      c. impacto e probabilidade
      d. avaliação e impacto

      E digamos que essas bem fáceis acabam sendo classificadas assim, tendo em vista que a pessoa ao menos deu uma lida no Syllabus ou tem experiência na área de Teste e Qualidade de Software. Pois tratam de conceitos básicos.

      Mas também haviam questões que podemos classificar como fácil, mas que exigiam que você lembrasse corretamente algo e não confundisse com outras coisas, pois trazia alternativas que poderiam gerar dúvidas, aliás uma delas eu errei :(:

      Quais formas de melhorar a comunicação e o relacionamento entre os testadores e os demais?

      I- Começar com o espírito de colaboração, ao invés de disputa (conflitos), onde todos têm o mesmo objetivo para alcançar a melhor qualidade do sistema.
      II- Comunicar os erros encontrados nos produtos de uma forma neutra, dar foco no fato sem criticar a pessoa que o criou, por exemplo, escrevendo objetivamente o relatório de incidentes.
      III- Tentar compreender como a pessoa se sente ao receber a notícia e interpretar sua reação.
      IV- Confirmar que a outra pessoa compreendeu o que você relatou e vice-versa.

      a. I e II são verdadeiras
      b. III é falsa
      c. I, II e III são verdadeiras (marquei essa😦 )
      d. Todas são verdadeiras

      E outro fator que pega bastante é a questão do tempo curto. Às vezes na pressa, você não presta muita atenção no enunciado ou nas alternativas e acaba respondendo errado.

      O jeito mesmo é estudar bem o material fornecido pela BSTQB, fazer todos os simulados e ter muita calma e atenção na hora da prova.

      Abraços!

  3. Show de bola Fabricio!

    Estou lendo o Syllabus e tenho experiência de quase 2 anos na área, além de a minha empresa estar indo para o Nível 3 do CMMi.

    Vocês já fizeram a prova da ALATS? Como é o nível? To pensando em fazer a prova de 30/05!

    valeu!

    Responder
    • Legal Mário! Nada melhor do que experiência e melhor ainda em uma empresa que se preocupa com a qualidade do processo.

      Eu fiz a prova da ALATS (CBTS) em maio do ano passado. Ela é bem difícil, além de ser bem extensa (100 questões).

      Eu estudei apenas pelo livro “Base de Conhecimento em Teste de Software” e consegui passar🙂.

      Tem que estudar bem o livro, pois as questões se baseiam nele. E fazer os simulados também ajuda bastante.

      Abraços!

  4. Bom dia Fabrício!
    Parabens pelo blog, lendo seus posts tomei a decisão de tirar certificação em Teste, mas fiquei em dúvida entre a ALATS e CTFL-BSTQB.
    Você que realizou os dois exames, qual sugere para quem esta iniciando na area de teste?

    Desde já agradeço,

    Flávia

    Responder
    • Olá Flávia!

      Primeiro obrigado pelo comentário.

      Para quem está iniciando na área acredito que o melhor é fazer o exame da ALATS (CBTS). Pois ele é mais conceitual e você aprende bastante coisa lendo o livro “Base de Conhecimento em Teste de Software”.
      Já a CTFL também aborda conceitos, mas é mais focada na prática. Portanto, é voltada mais para aqueles que já tem experiência na área de Teste de Software.

      Eu mesmo fiz a CBTS primeiro (na época eu nem tinha 1 ano de experiência na área). E agora fiz a CTFL.

      Abraços!

  5. Eu tb fiz a prova dia 3 de abril e segundo relatos o resultado via e-mail sairam após 10 dias da realização da prova, mas pelo que estou vendo deve sair no prazo de 20 dias ou mais! Não entendo pq demoram tanto para corrigir uma prova.

    Responder
    • Olá Eduardo!

      Também fiquei sabendo que o resultado poderia sair antes, me disseram que pode sair hoje (17/04). Só nos resta esperar…
      Quanto a demora, acho que a correção é manual e como a prova é aplicada em vários estados, acaba demorando mesmo.
      Na minha opinião o melhor seria poder levar o gabarito (assim como acontece com a CBTS) para casa e depois eles informarem o gabarito do exame pelo site.

      Abraços!

  6. Seria muito mais simples né Fabricio, mas acho que a intenção da Instituição é que agente não saiba mesmo o gabarito das provas, até pq eles informam apenas o percentual de acerto.
    Mas semana que vem é certo acabar com essa agonia.

    Bom fds a todos!

    Responder
  7. Olá João Paulo!

    Eu estava achando que ia sair na última sexta-feira (17/04). Mas até agora nada.

    Como o prazo máximo é de 20 dias, até a semana que vem sai o resultado.

    Mas acho que o resultado sairá ainda nessa semana.🙂

    Responder
  8. Parabéns Jaqueline!

    Também consegui passar🙂
    Esperar os 20 dias foi bem difícil. Agora é só comemorar mesmo!!!

    Responder
  9. Olá pessoal,

    Eu trabalho na área de teste e estou tentando fazer uma certificação também, gostaria de fazer essa do dia 30, comprei o livro que vcs citaram, mas ainda não me preparei, qto tempo vc acha q é necessário para se preparar para o CBTS?

    Responder
    • O tempo necessário varia muito de pessoa para pessoa. Eu por exemplo comecei os estudos em janeiro e fiz a prova em maio, estudando num ritmo calmo. Já o curso oferecido pela Iterasys, tem duração de 5 dias.
      O importante é você está confiante, e para isso você tem que pelo menos dá uma boa lida no livro e fazer os simulados para ver se realmente está preparado. Se você se dedicar bastante, acredito que dá sim para alcançar um resultado positivo, mesmo estudando num curto intervalo de tempo.🙂

      Boa sorte!

      Abraços!

  10. E sobre o CTFL? Estou tentando encontrar informações, mas existe mto pouco na net, até a página oficial não é mto explicativa. Para fazer o teste é obrigatório fazer um curso antes? e o Syllabi é todo o conteúdo que cai no teste? eu baixei uma versão Syllabus Foundation Level e fiquei em dúvida se é somente esse documento que é utilizado no exame.
    Muito obrigado pela informações Fabrício.

    Responder
    • Olá Felipe!

      Respondendo as suas perguntas:

      Para fazer o teste é obrigatório fazer um curso antes?
      Não.
      e o Syllabi é todo o conteúdo que cai no teste?
      Sim, porém o Syllabus não aprofunda alguns assuntos, como por exemplo técnicas de modelagem de teste.

      Agora sobre a CTFL em si, no site da BSTQB tem somente as informações básicas mesmo.

      Há um tempo atrás, eu fiz um post sobre ela, segue abaixo o link:

      https://qualidadebr.wordpress.com/2009/01/31/ctfl-bstqb/

      Espero ter ajudado.

      Abraços! E obrigado pelo comentário!🙂

  11. Olá Bom Dia,

    Gostaria de saber onde posso encontrar uns simulados para a prova da CBTS, pois o livro BCTS já possuo e estou estudando ele…. mais gostaria de testar….

    Obg

    Responder
  12. Oi Camila,

    Não, o moderador do DFTestes é o Cristiano Melo. Demora um pouco mesmo, em torno de um dia. Se demorar muito, posso te mandar os simulados por e-mail.

    Abraços!

    Responder

Deixe uma resposta

