Trabalhe, trabalhe, trabalhe em equipe

Esse post é mais para dá uma quebrada nessa série de resoluções de questões da CTFL. E comentar sobre algo muito importante, que muitos dizem, e que às vezes pode parecer até clichê, mas é a pura verdade.

E também estava querendo comentar sobre a dobradinha da Brawn GP (hehe), já que abandonei há muito tempo atrás o meu blog de F1.

Então chega de blá-blá, e vamos para o post.

Superar desafios

Estamos sempre estudando, trabalhando, nos esforçando para alcançar o algo a mais. Superar desafios, que não param de chegar (que bom), desde aquelas missões impossíveis que te aparecem às 18:00, quando você já estava arrumando as coisas para sair do trabalho, mas acaba tendo que ficar para resolver. Até os seus desafios pessoais: passar numa prova, emagrecer (no meu caso engordar…rsrs), aprender um novo idioma, etc.

O caso BBB

Calma, não vou falar do Big Brother Brasil e sim de três pessoas, que representam toda uma equipe de Fórmula 1: Button, Barrichelo e Brawn. O primeiro é o companheiro de equipe do Rubinho, e o terceiro é o chefe da equipe, Ross Brawn.

Hoje de madrugada estavam os três no pódio do grande prêmio da Austrália, o Button no lugar mais alto o Rubinho no segundo e o Ross Brawn para receber o prêmio da equipe vencedora.

E os três superaram diversos desafios para chegar até lá. E a razão dos três estarem lá não é apenas devido as próprias habilidades e esforços de cada um. E sim de uma equipe toda, aquela velha história de que a vitória é de todos: desde o mecânico até o chefe da equipe.

Só em equipe

Se você tiver um grande desafio, como a Brawn teve, não adianta apenas você se esforçar, assim como não adiantava apenas o Rubinho dá o seu máximo e o carro não ser bom, fato que ocorreu nos anos anteriores.

Você irá precisar de uma equipe. E todos nós fazemos parte de uma equipe (acredito eu). No meu trabalho mesmo, temos um grande projeto, enormes desafios, cobranças e uma equipe que adora superá-los. Eu sozinho não ia conseguir garantir a qualidade do sistema, por mais que eu me esforce. É um desafio que deve ser encarado por uma equipe e todos na equipe devem trabalhar, trabalhar e trabalhar.

O gerente do projeto por mais que ele seja competente não conseguirá gerenciar todas as equipes e as tarefas, ele precisa de outras pessoas para ajudá-lo. Os desenvolvedores não conseguirão garantir que o sistema estará de acordo com os requisitos sem a nossa ajuda.

Em equipe, grandes obstáculos se tornam menores. Exemplos diversos:

  • É mais fácil fazer dieta junto com os seus amigos (as), já que todos vão evitar ir numa churrascaria ou comer uma feijoada na quarta-feira;
  • Estudar para uma prova em grupo, onde todos pensarão em como resolver uma questão confusa e compreender melhor um capítulo difícil;
  • Gravar um CD de rock sozinho é algo quase impossível, já que temos pelo menos três instrumentos (guitarra, baixo e bateria), embora Dave Grohl, tenha tocado todos os instrumentos do primeiro álbum do Foo Fighters sozinho.

Hoje em dia vivenciamos o progresso, e com ele muitas coisas se tornaram mais fáceis, porém os nossos desafios estão cada vez mais difíceis. Portanto temos que trabalhar duro e em equipe. A velha história de que a união faz a força.

Se um projeto dá certo ou errado a culpa ou a glória não serão apenas de uma única pessoa e sim de todos.

E para terminar, não adianta temos uma excelente infra-estrutura, usar a melhor metodologia, ter um bom prazo, senão temos uma boa equipe. As pessoas são e sempre serão o diferencial, a razão do fracasso ou do sucesso de um projeto. Não tente terceirizar a culpa para a metodologia e nem se vangloriar sozinho. E quando eu falo em pessoas os clientes também estão inclusos, aliás, são os primeiros que devem está comprometidos com o sucesso do projeto.

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.”Ayrton Senna

“Um floco de neve é uma das mais frágeis criações, mas veja o que eles conseguem fazer quando se juntam!” – Autor desconhecido

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Assine o feed

Anúncios

2 comentários sobre “Trabalhe, trabalhe, trabalhe em equipe

  1. Assim como o corpo humano,

    Contendo diversos membros consegue realizar um trabalho de maneira mais precisa, alguns membros que fizerem sozinhos demorarão muito e não terá o mesmo resultado no final e alguns membros seriam incapazes de realizar algum serviço sem ajuda de um outro membro.

    Gostei da matéria, parabéns aos autores.

    Responder
  2. Excelente analogia Leonardo!

    E assim como o corpo humano, em um projeto todos tem que trabalhar bem e em conjunto com os demais. O espírito colaborativo é fundamental, e sendo assim, não devemos está preocupados e dedicados apenas com o nosso trabalho e sim com o da equipe toda.

    Obrigado pelo comentário!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s