Entusiasmo

Hoje lendo meus feeds sobre Fórmula 1, vi uma notícia muito legal sobre o “retorno” do Rubens Barrichello à F1. Eu particularmente, sempre gostei do Rubinho, um sujeito sereno, que nunca se deixou ser levado pelo sucesso ou influenciado pelo mundo da F1, e o que mais me chama a atenção é a sua persistência e entusiasmo.

Ele tem 36 anos, uma família, 9 vitórias na F1, dois vice-campeonatos e uma condição financeira invejável. E poderia muito bem se aposentar da F1 e curtir a sua família, mas não, ele continua com o mesmo ânimo de um garoto que começou ontem na F1. E se ele conseguirá ou não obter bons resultados na ex-Honda, agora Brawn GP, só o tempo poderá dizer. Mas com certeza ele já obteve uma grande vitória esse ano, a de provar a todos que ainda tem competência para fazer o que mais gosta.

Agora, outro acontecimento que me chamou atenção essa semana, a estréia do Ronaldo (o fenômeno) pelo Corinthians. E olha que eu sou Palmeirense, mas mesmo assim não resisti ao ver na Globo.com que ele ia entrar em campo, e liguei a TV para ver a sua estréia.

E assistindo ao jogo, pude perceber a raça e vontade com que ele jogava muito maior do que muitos jogadores que começaram ontem a jogar. Mesmo sem ritmo de jogo e ainda fora do peso ideal, ele correu, se movimentou, chutou e driblou com a vontade de um estreante.

O Ronaldo com certeza é mais uma prova do que o entusiasmo pode fazer, um jogador que já passou por muitas lesões bem sérias, ganhou duas copas do mundo  (1994 e 2002), foi três vezes eleito o melhor do mundo e mesmo assim, ainda continua se esforçando para voltar a jogar futebol, após de mais de um ano sem jogar.

Acredito que o entusiasmo é algo necessário em qualquer área, para qualquer profissional. Precisamos buscar ser entusiastas em tudo que fazemos. E muitas vezes precisamos entusiasmar as pessoas, pois o trabalho em equipe é algo fundamental na nossa área, e com uma equipe entusiasmada as chances de um projeto ser um sucesso e até superar as expectativas é muito alta.

Quantas vezes você já não ouviu frases do tipo: “Você não vai conseguir fazer isso”; “Desisti é muito complicado”; “O projeto está atrasado, a gente não vai conseguir entregar no prazo”; “Você está perdendo o seu tempo fazendo isso”; e tantas outras.

Mas essas frases só fazem os entusiastas ficarem com mais e mais vontade de conquistar o que deseja.

Deixo abaixo, uma frase muito boa sobre entusiasmo:

“O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.” – Napoleão Bonaparte

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Assine o feed

Anúncios

Um comentário sobre “Entusiasmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s