Interface Homem-Máquina: Melhores Práticas de Usabilidade

Finalmente, entreguei o TCC com as correções finais!

Na verdade já faz um tempinho (quase um mês), e estava quase me esquecendo de disponibilizar para vocês caros leitores do QualidadeBR. O link para download, segue abaixo:

http://bit.ly/tcc-usabilidade

No começo da monografia, trocamos várias vezes de tema, para ter uma idéia, a nossa primeira escolha foi Sistemas em Tempo Real, depois cogitamos mudar para Interfaces (que iria envolver até realidade aumentada) e “decidimos” por fim fazer sobre Virtualização.

Após já está pesquisando sobre Virtualização, a minha dupla, o Jayson, me perguntou mais ou menos assim:

– Fabrício, o que você acha de fazer sobre usabilidade?

– hmmm…usabilidade, será que isso rende uma monografia? Acho que o assunto é meio limitado…

A partir daí, buscamos obter mais informações sobre usabilidade, perguntando para vários professores nossos, e até com outros de fora, como o Samuka Ribeiro, que dá aula sobre Interface Homem-Máquina, e que ajudou com um rico material sobre o assunto.

Acabamos percebendo que usabilidade podia sim, render uma boa monografia. E a partir daí, pude perceber que, a usabilidade não se resume a ser apenas uma característica de Qualidade de Software, e que há vários estudos e aspectos que devem ser levados em conta, durante o desenvolvimento de software.

Para mim, um dos maiores estímulos para escolher esse tema, foi o fato de muitas pessoas, boa parte formada de desenvolvedores e profissionais de TI, acharem que a interface de um software é um mero detalhe, aliás eu até falei sobre a importância da usabilidade nesse post.

Eu até entendo, que para nós profissionais de TI, a interface é algo que não tem tanta importância, afinal de contas, estamos acostumados a usar até prompts de comando e terminais. Mas pense bem, a maioria dos usuários de computadores não é formada por profissionais de TI. E fique sabendo, que até na época em que a interface de texto era predominante, já haviam pessoas preocupadas com a usabilidade dos sistemas.

Mais uma revelação, se prepare, essa pode até te surpreender. Por que você acha que os usuários ligam tanto para o suporte da sua empresa, muitas vezes com dúvidas que nem são sobre o seu sistema?

  1. Porque eles são usuários
  2. Porque eles são pessoas carentes e gostam de ouvir uma voz amiga
  3. Porque o sistema, realmente não está funcionando
  4. Porque eles estão perdidos e nem saber como interagir com o seu sistema
  5. Pode ser qualquer resposta citada acima

E a resposta correta é a 5 (hehe), pois depende da circunstância. Mas a alternativa 4 é uma que acontece bastante, devido a falta de usabilidade, que necessita ser uma das características de Qualidade de Software prioritárias. Principalmente se o sistema a ser desenvolvido tiver como público alvo, os usuários comuns. Afinal de contas, até nós profissionais de TI, às vezes, nos deparamos com uma interface ruim e ficamos perdidos.

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.
Assine o feed

P.S.: Quem se interessar pelo assunto, e for dá uma olhada na monografia, fique  à vontade para comentar sobre ela.

27 comentários sobre “Interface Homem-Máquina: Melhores Práticas de Usabilidade

  1. Olá,

    Estou fazendo monografia com esse mesmo tema (Usabilidade), e como você comentou, gostaria de saber se você poderia me mandar algum material sobre.

    Att.,

    Michele Sobreiro

    Responder
  2. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho.

    Sou desenvolvedor a alguns anos, e agora estou cursando a Faculdade.

    Sou fanático pelo assunto Qualidade, e estou fazendo um trabalho sobre o tema IHC.

    Ficarei grato se você me enviar o material sobre o assunto.

    Atenciosamente,

    Agnaldo Barros

    Responder
  3. A Siplan está desenvolvendo um software focado no diferencial de design e usabilidade, e precisamos de designers para desenhar as telas e projetar a usabilidade(UX).
    Gostaria de saber se você tem interesse em participar desse processo, ou se conhecem alguém que possa ter.
    A Siplan fica em SP, porém esse trabalho pode ser feito a distancia, começaremos como freelance, e passaríamos as telas aos poucos.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigada
    Priscila

    Responder
  4. Inicialmente parabéns cara pelo excelente trabalho de conclusão de curso.

    Gostaria de saber se haveria a possibilide de vc me fornecer os materias que vc disse que possuía a respeito de usabilidade, pois estou elaborando um TCC cujo e tema é usabilidade de sites e acho que seria muito útil os seus dados.

    Desde já agradeço e espero respostas…..

    Responder
  5. Olá, estou iniciando minhas pesquisas (tenho bastante material), voltada para sistemas web e gostaria de aprofundar mais nesses conceitos (IHM), aproveitando e pedindo alguns meteriais que vc possa ter. Também se vc achou algo sobre eye tracking.
    Desde ja agradeço.
    fico no aguardo.

    Responder
  6. Olá Fabrício,

    Sou estudante de Ciências da Computação e após assitir uma palestra sobre usabilidade me interessei muito pelo assunto! Pretendo começar um projeto de Iniciação Científica sobre usabilidade e gostaria de saber se você poderia me mandar algum material?

    Obrigada!

    Obs. Parabéns os dois pelo trabalho!

    Responder
  7. Olá,

    Primeiramente parabéns pelo ótimo artigo!
    Estou iniciando minha manografia e falarei sobre este tema.
    Se possivel gostaria de receber o material que você possui.
    Grata,

    Responder
  8. Olá!

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo trabalho desenvolvido.

    Sou aluna do curso de Administração e atualmente estou desenvolvendo a monografia. O assunto esolhido é “A Tecnologia de Informação como diferencial no atendimento”. Como o assunto vai além da minha área, estou com dificuldades em encontrar certos tipos de materiais. Caso seja possível, gostaria de receber todo e qualquer material relacionado a TI, SI, Dificuldades dos sistemas e Dificuldades de Operacionalização.

    Agradeço desde já.

    Abraços,

    Daniela

    Responder
    • Olá Daniela!

      Pelo assunto da sua monografia, acredito que seria legal você abordar sobre os diferentes tipos de sistemas de informação que podem ser utilizados para prover atendimento. Por exemplo: chat, URA, e-mail, site, blog, twitter, etc.

      É um tema bem interessante de monografia, afinal, cada vez mais as empresas necessitam prender como usar a tecnologia a seu favor.

      Não sei como é o escopo da sua monografia, mas é uma boa acrescentar um estudo de caso. O Be on the Net, pode dar um bom estudo de caso para você (aqui mais informações sobre uma iniciativa interessante que eles tiveram para o atendimento de suporte).

      Abraços! E boa sorte na monografia!

  9. Em primeiro lugar meus parabéns, foi de grande iniciativa este post, pois com certeza ajudou muita gente, e este me ajudando, eu gostaria de receber o material que foi sitado por você, pois quero ter um diferencial no meu TCC.

    Responder
  10. BOM DIA ,

    Estou fazendo monografia com esse mesmo tema INTERFACE HOMEM MAQUINA E (Usabilidade), e como você comentou, gostaria de saber se você poderia me mandar algum material sobre.

    Responder
  11. Muito bom seu trabalho de final de curso.

    Como também estou fazendo minha monografia, a sua me trouxe muitas idéias que pude aproveitar no meu trabalho.

    Abraço

    Responder
  12. Olá,

    também estou fazendo minha monografia sobre usabilidade porém esta voltada para a 3ª idade, será que você teria algum material a respeito que possa me passar?

    Se tiver vai me ajudar bastante…

    Gostei do blog muito interessante e bem formulado.

    Abraços !!!

    Responder
  13. Olá Fabrício…

    Fiz o download de seu TCC e fiquei impressionado com a quantidade e principalmente a qualidade das informações que você conseguiu reunir em um único trabalho… Confesso que fiquei até com um pouquinho de inveja, já que meu TCC sobre Usabilidade em Web Sites, ainda esta na fase inicial. Portanto, peço por gentileza, que me envie o material sobre usabilidade / interface homem-máquina, que você disse ter. O quanto antes você puder me enviar melhor será…

    Parabéns a você e ao Jayson pelo belíssimo trabalho!!!

    Forte Abraço!!!

    Responder
  14. Olá Fabrício, também baixei seu trabalho, e achei ótimo.
    vou fazer meu tc sobre usabilidade na web
    Espero que voce possa me enviar os materiais q vc disse.
    abraço

    Responder
  15. Olá Fabrício, achei o seu trabalho ótimo.
    Estou fazendo o meu tcc sobre usabilidade na web.
    Gostaria que você enviasse os materias, pode ser?
    Agradeço desde já
    Valeu

    Responder
  16. Ótimo, o seu projeto!

    Por favor, me envie os materiais que vc tem sobre este tema, pois meu projeto, também aborda este assunto…

    Obrigado.

    Responder
  17. Olá,

    Primeiramente gostaria de além de parabenizá-lo pelo ótimo TCC e também expressar que, logo no inicio do post, já me senti muito atraído pela matéria, pois além de ser sobre o tema usabilidade, essa passagem me fez a lembrar a mim mesmo “No começo da monografia, trocamos várias vezes de tema…”. Troquei muito e agora, com o tema definido, fico na dúvida se renderá um bom trabalho.

    Estou iniciando a busca por materiais e até por uma identidade maior com o tema que escolhi, Usabilidade na Web, e gostaria, se possível, que me desse algumas dicas e materiais.

    E ainda, se possível, me passar seu msn. Claro, se não for abusar demais da sua ajuda.

    Obrigado

    Responder
  18. Olá,
    também estou fazendo minha monografia sobre IHC e usabilidade.Gostaria q voce me enviasse os materiais que vc tem sobre este tema.

    Responder
  19. Adorei os posts… as dicas… gostaria muito de ler seu TCC mas o link para download ta ruim. poderia ajustar ou me enviar…. A e se ainda tiver o materail sobre assunto tão comentando hehe poderia me encaminhar, na empresa onde trabalho agora eles estão se preocupando com a qualidade do software desenvolvida e meu trbalho é validar e auxiliar nesse aspecto ficaria imensamente grata…..

    Responder
    • Oi Jessica,

      Obrigado pelo aviso. Atualizei o post com um novo link para baixar o TCC.

      Abraços!

  20. Olá Fabrício,

    Bom vi que tem um tempinho que você publicou seu TCC, assim como a Jéssica eu também não consigo olhar sua monografia! Gostaria muito de lê-la e se possível me enviar o material sobre usabilidade se ainda tiver!

    Obrigadaa…

    Responder
  21. Bom dia, muito bacana o seu trabalho. Estou focando meu tcc nessa área também de IHC, porém voltada para dispositivos móveis.

    Caso possa me enviar algum material de estudo fico grato desde já.

    Parabéns pelo trabalho.

    Responder

Deixe uma resposta

