Tutorial Eventum (parte 3)

Chegamos a terceira e última parte do tutorial da ferramenta bug tracking Eventum. Nesta última parte, iremos aprender  mais sobre a sua utilização, vendo na prática, por meio de vídeos, o seu uso. Aperte os cintos, pois a última parte do tutorial do Eventum irá decolar agora. Terminamos a segunda parte do tutorial, com a criação de um projeto. Agora que já temos o nosso próprio projeto pronto, é hora de aprender como é a criação de uma issue. Mas antes de começar a criar a issue, quero frisar que o reporte de um bug é uma tarefa muito importante. O Tester deve buscar ser detalhista ao máximo, e descrever todos os passos que foram executados para encontrar o bug. De nada adianta uma ferramenta de bug tracking, se o reporte do bug for superficial. Devemos sempre lembrar, que um bom gerenciamento de bugs, depende muito mais das equipes de Testes e Desenvolvimento, do que da ferramenta propriamente dita, pois como já diria um ditado popular americano, tolos com ferramentas ainda são tolos“.

Reportando uma issue

O reporte de uma issue é bem fácil de fazer no Eventum. O primeiro passo a ser dado é clicar sobre o link ‘Create Issue‘, que se encontra no menu principal. A seguinte página irá abrir.

Create Issue

  • Category – aqui serão listadas as categorias criadas anteriormente. Selecione a categoria na qual o bug foi encontrado;
  • Priority – defina qual a prioridade do bug;
  • Assignment – selecione os responsáveis pela issue, lembrando que eles irão receber um e-mail, de notificação do cadastro da issue;
  • Scheduled Release – campo opcional, usado para estimar em qual release sairá a correção;
  • Summary – neste campo coloca-se o título da issue. Uma dica é tentar se o mais específico possível, pois facilitará a busca pelas issues;
  • Initial Description – aqui você irá descrever a issue, costuma- se colocar os seguintes dados, quando necessários: pré-condição, cenário (o passo a passo), resultado inválido, resultado esperado e observações;
  • Estimated Dev. Time – campo opcional, usado para estimar as horas de desenvolvimento necessárias para a correção da issue;
  • Private – caso marcado ‘Yes’ os usuários com papel Reporter não irão ver a issue;
  • Files – você pode fazer o upload de algum arquivo que prove a ocorrência do bug, por exemplo, um printscreen.

Se após a criação da issue, houver a necessidade de colocar alguma nova informação, podemos fazer essa adição de duas maneiras: atualizando a issue ou colocando um ‘Post Internal Note’. A primeira é usada mais, quando alguma informação cadastrada foi colocada incorretamente, e a segunda maneira serve para fazer algum comentário sobre a issue, como por exemplo: O bug continua ocorrendo na versão X.

Fechando uma issue

O melhor momento é esse, e se o cadastro de uma issue já foi fácil, o fechamento dela é mais ainda. É preciso ir na página da issue. Nela há um botão chamado ‘Close Issue‘, clicamos nele. A página seguinte irá aparecer.

eventum_11

  • Status – informe qual o status do fechamento. Lembrando que você pode cadastrar os seus próprios status na página de administração;
  • Resolution – selecione qual foi a resolução tomada para a solução da issue;
  • Send Notification About Issue Being Closed – boas notícias são sempre bem-vindas, portanto escolha a opção ‘Yes’ para avisar a todos sobre o fechamento da Issue;
  • Send Notification To – aqui você pode definir se todos irão receber a notificação, ou apenas os responsáveis pela issue;
  • Reason for closing issue – descreva qual foi a razão do fechamento da issue;
  • Time Spent – campo opcional, usado para colocar o tempo que foi gasto na resolução da issue;
  • Time Category – campo opcional, para informar onde foi gasto o tempo para solucionar a issue.

Abaixo, se encontra um vídeo mostrando a criação e o fechamento de uma issue:

Para o download do vídeo com qualidade máxima, clique no link abaixo: http://www.mediafire.com/?yz25t0zuiwn (6,49 MB)

Criação de um campo customizado

Um dos diferenciais do Eventum é a possibilidade de criar um campo customizado, pois muitas vezes, há alguma informação específica de um projeto, que precisa ser colocada na issue, e acabamos colocando no campo de descrição, o que não é a solução ideal. Para criar um campo customizado é necessário está logado com um usuário ‘Administrator’, e clicar sobre o link ‘Administration‘. Na página de administração clicamos sobre o link ‘Manage Custom Fields‘ que se encontra na parte de ‘Configuration‘. A página abaixo, irá aparecer.

Create Custom Fields

Na criação do campo customizado, precisamos preencher os seguintes campos:

  • Title – defina um nome para o seu campo;
  • Short Description – defina uma descrição breve do campo, ela ficará localizada ao lado do campo;
  • Assigned Projects – escolha em quais projetos esse campo customizado estará presente;
  • Target Forms – defina em qual parte do formulário o campo estará e se ele será ou não obrigatório:
    • Report Form – no formulário de criação da issue;
    • Anonymous Form – no formulário de anonymous, que é aquele que vimos na segunda parte do tutorial;
    • Close Form – ou no formulário de fechamento da issue.
  • Display on List Issues Page – se ele aparecerá ou não na listagem de issues;
  • Field Type – qual será o tipo do campo;
  • Field Options – dependendo do tipo do campo escolhido, será necessário preencher os dados desse campo;
  • Minimum Role – a partir de qual tipo de usuário, o campo poderá ser visto;
  • Rank – em qual posição o campo customizado estará, perante os demais campos customizados.

Caso tenha ficado alguma dúvida, durante a criação do campo customizado, confira a criação de um campo customizado, no vídeo abaixo:

Para o download do vídeo com qualidade máxima, clique no link abaixo: http://www.mediafire.com/?ukmyvaycymh (2,4 MB)

Envio de e-mail automático

Antes de ver como configurar o envio de e-mail automático, é bom saber que para o usuário receber o e-mail, ele precisa habilitar essa opção, nas suas preferências. Para isso vá em ‘Preferences‘, ao lado do nome do usuário. Na nova página precisamos marcar a opção ‘Yes‘ para as perguntas: ‘Receive emails when all issues are created’ e ‘Receive emails when new issues are assigned to you’. Infelizmente, sempre que você criar um projeto novo, os usuários que participarão do projeto, estaram configurados para não receber os e-mails. Eu ainda não encontrei um meio “menos macaco”, para a solução desse problema. Até perguntei no fórum da MySQL, mas por enquanto nada.

Um meio de contornar esse problema, é enviar um e-mail para todos os usuários do projeto, pedindo a configuração para o recebimento de e-mail do projeto criado no Eventum.

Outra notícia ruim: o Eventum não tem suporte a servidores SMTP usando SSL, ou seja, a maioria dos servidores que poderíamos usar (como o Gmail), não poderão ser usados. Mas agora uma notícia boa: nós temos o nosso próprio servidor SMTP, o XMail, que configuramos na primeira parte deste tutorial, durante a instalação do Eventum.

Bem, vamos para a configuração do envio de e-mail automático. Você pode está se perguntando: o Eventum já não manda e-mail automaticamente? E a resposta é não. Para o Eventum enviar os e-mails é preciso executar um script o ‘process_mail_queue.php’ (que se encontra na pasta misc).  No linux você pode usar o Cron, para fazer essa tarefa. E no Windows, precisamos usar o agendador de tarefas. Abaixo, segue o passo a passo, para a criação da tarefa agendada no Windows. Vá em: Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Tarefas agendadas. A seguinte tela abrirá.

Tarefas agendadas

Na nova tela, clique sobre a opção ‘Adicionar tarefa agendada’ e na tela que abrirá clique sobre o botão ‘Avançar’. Depois selecione o navegador, de sua preferência, para executar a tarefa, e clique em ‘Avançar’.

Selecionar o programa a ser executado

Agora informe o nome da tarefa e selecione a opção ‘Diariamente’, para que a tarefa seja executada todos os dias.

Coloque o nome da tarefa e selecione a opção diariamente

Na próxima tela, coloque o horário de início da tarefa, selecione a opção ‘Todos os dias’ e clique no botão ‘Avançar’.

Coloque a hora de inicio da tarefa e selecione a opção 'Todos os dias'

Agora informe a senha do usuário que executará a tarefa.

Informe a senha do usuário

Antes de concluir a tarefa, marque o check box, pois será necessário configurar algumas opções da tarefa. Marcado o check box, clique no botão ‘Concluir’.

Marque o check box

Agora estamos nas propriedades da tarefa. Na primeira aba ‘Tarefa’ acrescente “localhost/eventum-2.1.1/misc/process_mail_queue.php” (com as aspas mesmo), ao comando. Ficará assim o comando no campo ‘Executar’: C:\ARQUIV~1\MOZILL~1\firefox.exe “http://localhost/eventum-2.1.1/misc/process_mail_queue.php”. Ou seja: Endereço do navegador [espaço] endereço do script entre aspas.

Acrescente o endereço do script no comando

Agora vá na aba ‘Agendar’ e clique sobre o botão ‘Avançado’. Aqui marcamos o check box ‘Repetir a tarefa’. Definimos o intervalo de tempo que ela será repetida, colocando 5 minutos, e até que horas ela será executada, até às 23:59. Por fim, marcamos o check box ‘Se a tarefa estiver em execução, interrompê-la nesta hora.’, e clicamos no botão ‘Ok’.

Configure a repetição da tarefa

Vamos agora na aba ‘Configurações’ e marcamos apenas o check box ‘Interromper a tarefa se ela for executada por’, configurando em 2 minutos.

Informe o tempo máximo de execução da tarefa

Depois clique sobre o botão ‘Aplicar’. Uma nova tela abrirá, pedindo a sua senha e confirmação da mesma. Pronto, já temos nossa tarefa agendada concluída corretamente.

tarefas_agendadas_09

A tarefa criada irá executar o script do Eventum, para envio dos e-mails, a cada 5 minutos. Portanto, após a criação de uma issue, o e-mail será enviado no tempo máximo de 5 minutos. Para verificar se o e-mail foi enviado com sucesso, vá na página da issue que se deseja consultar, e clique sobre o link ‘Mail Queue Log‘ (localizado na parte inferior direita da página).

Verificação se o e-mail de notificação foi enviado

Uma nova página abrirá mostrando o status do envio do e-mail.

Status do envio de e-mail

Aqui encerro a terceira e última parte do tutorial sobre o Eventum. Espero que ele possa ajudá-lo(a), caro leitor(a). Qualquer dúvida, crítica, ou sugestão, sinta-se à vontade em colocar nos comentários. Até a próxima!

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Saiba mais

Quem quiser conhecer mais sobre a ferramenta, recomendo a wiki do Eventum. Caso tenha algum problema ou dúvida, também há o fórum da MySQL, o FAQ, a lista de discussão,  e o QualidadeBR (hehehe).

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16 comentários sobre “Tutorial Eventum (parte 3)

  1. Espetacular o tutorial! Parabéns!

    Material referente ao assunto é difícil de se encontrar na internet. Este tutorial além de explicar a instalação, funcionamento e diretrizes do Eventum mostra também os principais problemas que o usuário encontra ao se trabalhar com ele.

    Continue assim!

    Responder
  2. Olá André,

    Até a versão 2.1.1 não havia tradução para o Português. Porém, acabou de sair a versão 2.2, no dia 20 de Janeiro. E se você baixar o Eventum de um servidor do Brasil, ele estará em Português.

    Sobre a nova versão, 2.2, até o momento não encontrei nenhuma mudança, só a tradução para Português. Sendo, que não há opção de troca de idioma, o que é uma pena.

    Abraço!

    Responder
    • Olá Ricardo!

      É possível sim. Basta criar um grupo (na opção Administration).
      Lembrando que na criação do ticket, ele deverá ser associado a esse grupo e ser marcado como privado (marca a opção “Yes” no check box Private).

      Desta maneira apenas os usuários pertecentes a esse grupo, poderam ter acesso as informações detalhadas do ticket.

      O único porém, é que os demais usuários que estão no projeto, poderam também ver a listagem de tais tickets, mas não poderam ver os detalhes do ticket.

      Ou seja, os usuários do grupo teram acesso as informações detalhadas somente dos tickets que foram associados ao grupo dele, e poderam ter acesso a listagem de todos os tickets do projeto.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida, caso contrário, só falar. 🙂

      Abraços!

    • Olá Fernando,

      Você pode anexar um arquivo tanto na abertura do chamado, como depois. Pela descrição do seu problema , acredito que a causa pode ser o limite do upload, que está configurado no servidor. Há um bug no Eventum que quando você anexa um arquivo, maior que o tamanho permitido pelo seu servidor, ele trava (fica carregando infinitamente), ao invés, de apresentar alguma mensagem de erro.

      Dá uma verificada na variável upload_max_filesize no arquivo php.ini. E também no apache a variável LimitRequestBody no arquivo httpd.conf.

      Se não for isso, mande algum print do erro, um trecho do log ou algum um outro detalhe, que talvez eu possa te ajudar melhor.

      Abraços!

  3. Estou procurando um mirror do brasileiro lá na pagina de download do site do eventum(dentro da pagina do MySQL) e não encontro nenhum mirror, por favor, teria como me passar o link para download da versão em português do eventum? Agradeço a atenção.

    Att.

    Responder
    • Olá Thiago!

      Se você baixar a versão do mirror de Portugal, ela já estará em português (pt_br mesmo, até porque ainda não há uma tradução para o português de Portugal).

      Outra alternativa, é você alterar o arquivo config.php do Eventum:

      – Arquivo config.php que fica na pasta eventum-2.2\config. Lá altere a constante APP_DEFAULT_LOCALE para pt_BR, ficará assim a linha: define(‘APP_DEFAULT_LOCALE’, ‘pt_BR’);
      – Depois, no mesmo arquivo, altere a constante APP_GETTEXT_MODE para php, ficará assim a linha: define(‘APP_GETTEXT_MODE’, ‘php’);

      Qualquer coisa, só falar.

      Abraços!

  4. Hola , tengo un problema en la configuracion del correo electronico de eventum , este sw lo tengo instalado en un hosting LAMP y creado mi cron con los parametros respectivos y tambien he ingresado en la parte de administracion – configuracion general y puesto los parametros aun asi no envia correo cuando por ejemplo actualizo un estado de un caso creado , por favor te agradeceria mucho si me ayudas con esto .
    Saludos

    Responder
    • Hola Cathy!

      Si la configuración del correo electrónico es correcta, es probable que el problema está en tus preferencias de usuario, por estándar Eventum no permite recepción de correo electrónico. Por lo tanto, es necesario entrar en “Preferencias” y marque “Yes” en las opciones de “Receive emails when all issues are created ?” y “Receive emails when new issues are assigned to you ?”.

      Gracias.

      P.S.: Lo siento por mi español utiliza el traductor de Google. 🙂

  5. Fabricio, blz?

    Meu TCC do MBA falará sobre uma solução integrada de ferramentas, gostaria de saber se o Eventum possui integração com alguma ferramenta de gestão de testes (Testlink, Testopia e etc)

    abs

    Responder
  6. Primeiramente, um ótimo post sobre o Eventum! Eu só tenho uma dúvida referente ao servidor de email. Fiz as configurações para envio de email ao abrir o chamado, mas eu queria saber qual servidor de email posso utilizar? E como acesso o xmail? Criar uma conta, caixa de correio … :s

    Responder
    • Oi Aline!

      Você pode utilizar o próprio Xmail, que é instalado junto com o Apache Triad.

      Quando você instala o Apache Triad, ele cria um atalho na lista dos seus programas, lá tem um atalho que é o link para endereço da página inicial do Apache Triad. Nessa página tem o link para você acessar o Xmail e fazer as configurações da sua conta.

      Abraços! E obrigado pelo comentário.

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