Tutorial Eventum (parte 1)

Para estrear o ano, preparei um tutorial da ferramenta de bug tracking Eventum. Irei começar explicando um pouco sobre a ferramenta, e logo após, sobre a sua instalação.

Eventum

O Eventum é um sistema de monitoramento de problemas, criada e disponibilizada pela MySQL. Ele se adequa tanto para equipes de Suporte, quanto para de Testes. Nas equipes de Teste o seu uso é como bug tracking, ou seja, para o controle de bugs.

Abaixo, apresento algumas características do Eventum:

  • Interface usual – em pouco tempo a equipe já consegue dominar o uso da ferramenta;
  • Hierarquia de usuários – há vários tipos de usuários, com diferentes permissões de acesso;
  • Campos customizáveis – a equipe pode criar quantos campos novos quiser, para que a ferramenta suporte melhor as características da equipe;
  • Busca avançada – uma das melhores funcionalidades do Eventum. A busca de bugs pode ser feita por vários parâmetros, o que é muito bom, principalmente em projetos grandes;
  • Aviso por e-mail – ao cadastrar um bug, as pessoas que estão participando do projeto receberão um aviso por e-mail, com os dados do bug;
  • Apresentação dos dados em gráficos – logo na tela principal, a equipe já pode visualizar uma série de gráficos sobre os bugs cadastrados;
  • Relatórios – é possível a extração de várias informações em relatórios estatísticos;
  • Importação de dados – você pode importar a sua lista de bugs para arquivo .xls (Excel).
  • Versão estável – o Eventum é uma ferramenta madura, atualmente na versão 2.1.1. Por isso, o seu trabalho, dificilmente, será prejudicado por um bug;
  • Sem custos – nada melhor do que, uma boa ferramenta e  ainda poder adquirir-la de forma gratuita. O Eventum está sobre a licença GNU GPL.

Requisitos

Antes de tudo é necessário fazer o download do servidor Web, afinal o Eventum é um software baseado em Web. A ferramenta que vou usar, vai ser o Apache2Triad, servidor open source WAMP. O Eventum irá utilizar os seguintes softwares do Apache2Triad:

O download do Apache2Triad pode ser feito no link abaixo, a versão a ser baixada é a 1.5.4:

icone-apache2triad Download Apache2Triad

Após feito o download, é hora da instalação do Apache2Triad. Ela é bem simples, mas caso você encontre alguma dificuldade, confira o passo a passo, apresentado na sequência.

Instalação do Apache2Triad

A primeira janela que irá aparecer, será a de customização da instalação. Você poderá escolher quais componentes instalar. No nosso caso, iremos instalar tudo, portanto basta clicar no botão ‘Next >’.

Passo 1

Agora é a hora de especificar o local, onde será feita a instalação. Por default, a instalação é feita no diretório raiz. Caso você queira mudar, sinta-se à vontade, só lembrando que o local da instalação deverá ter, pelo menos, 348.7MB de espaço livre.

Passo 2

Próximo passo será setar a senha global, que deverá ter no mínimo 8 caracteres, para acessar os componentes do Apache2Triad. Lembrando que estamos definindo a senha do root, e com ele que iremos realizar o acesso.

Passo 3

Na próxima tela será apresentada a licença GNU, basta clicar no botão ‘I Agree’ (concordo).

Passo 4

Após concordar com a licença do software, a instalação será iniciada.

Passo 5

Agora é hora de ir tomar um cafezinho, pois a instalação demorará em torno de 10 minutos. No seu término, a seguinte tela será apresentada.

Passo 6

Ainda restam algumas configurações que serão feitas automaticamente, bastando para isso digitar a senha, que foi definida anteriormente, na tela do prompt que se abrirá.

Passo 7

Após, a configuração ser terminada com sucesso. Uma nova tela será apresentada, basta clicar no botão ‘OK’. O sistema será reiniciado e você já poderá utilizar o Apache2Triad.

Passo 8

Instalação do Eventum

Se a instalação do Apache2Triad já é fácil. A do Eventum é mais ainda.

O primeiro passo é fazer o download da versão 2.1.1, no site da MySQL. Segue abaixo, o link:

Download

Download Eventum

Após o download, precisamos descompactar o arquivo na pasta do Apache2Triad. Mais precisamente na pasta ‘htdocs’, que se encontra no diretório principal do Apache2Triad (“local que você fez a instalação”\apache2triad\htdocs ). Assim, que a pasta do Eventum estiver na htdocs, já poderemos dá início a sua instalação.

A instalação do Eventum é toda feita pela Web, então, agora é necessário você iniciar o seu navegador e colocar o seguinte endereço na barra de navegação:  http://localhost/

Aparecerá a seguinte página.

Passo 1 Eventum

Clicamos sobre o link ‘eventum-2.1.1/’.

Uma nova página aparecerá, e será nela que iremos fazer a configuração da instalação do Eventum. Isso mesmo, tudo em uma tela só, bem simples e rápido. Confira o passo a passo para a configuração do Eventum e a do servidor SMTP, e antes de clicar no botão ‘Start Installation’, verifique se está tudo certo, embora caso exista algum erro, o próprio Eventum irá mostrar onde ele ocorreu.

  1. Server Hostname – aqui recomendo você a colocar o IP da máquina, que o Eventum está sendo instalado. Principalmente, se você estiver fazendo a instalação, a fim de utilizá-lo no trabalho. Pois, o Eventum ao enviar o e-mail do bug, coloca o endereço do mesmo, que será conforme o nome do servidor. Ou seja, se for colocado localhost, ninguém conseguirá acessar o link. Ao lado, há o check box SSL Server para configurar se a conexão com o Eventum será com SSL (se for marcado), ou não  (se for deixado desmarcado);
  2. Eventum Relative URL – o endereço do Eventum, você pode deixar o default, ou colocar qualquer outro;
  3. MySQL Server Hostname – o nome do servidor MySQL, que é o mesmo do servidor. Aqui tanto faz colocar o IP da máquina ou localhost;
  4. MySQL Database – coloque o nome do banco de dados a ser criado. Ao lado, deixe o check box Create Database marcado;
  5. MySQL Table Prefix – coloque o prefixo das tabelas ou deixe o default. Abaixo, deixe o check box Drop Tables If They Already Exist desmarcado;
  6. MySQL Username – coloque o nome do usuário do banco de dados que é o root;
  7. MySQL Password – coloque a senha do usuário root, a mesma definida na hora da instalação. Abaixo, deixe o check box Use a Separate MySQL User for Normal Eventum Use desmarcado;
  8. Sender – aqui começa a configuração do servidor SMTP, que será usado pelo Eventum. Recomendo utilizar o próprio servidor do Apache2Triad, o XMail. Preencha o campo com admin@localhost que é a conta padrão do servidor Xmail;
  9. Hostname – coloque o endereço do servidor localhost;
  10. Port – coloque a porta 25, que é utilizada pelo XMail. Abaixo, marque a opção ‘Yes‘ do combo box ‘Requires Authentication?‘;
  11. Username – preencha novamente com a conta de e-mail admin@localhost;
  12. Password – coloque a senha da conta de e-mail, que é a mesma do usuário root;
  13. Pronto, agora é só clicar no botão ‘Start Installation’.

Caso tenha ficado alguma dúvida, durante a instalação do Eventum, segue abaixo, um printscreen com configuração.

Instalação Eventum

Após a instalação, aparecerá uma página, na qual haverá três informações importantes: o link para a página do Eventum, o endereço de e-mail para fazer acesso, e a senha de acesso. Lembrando que esse login poderá ser alterado depois.

eventum3

Pronto, já temos o Eventum instalado. E aqui encerro a primeira parte desse tutorial. Na próxima parte, iremos ver como realizar algumas customizações, configurações e fazer uso da ferramenta. Até lá!

eventum4

Se ficou com alguma dúvida, ou travou em alguma parte, deixe a sua questão nos comentários, pois ela poderá ser a dúvida de outras pessoas também. Sinta-se à vontade!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.
Assine o feed

Anúncios

26 comentários sobre “Tutorial Eventum (parte 1)

  1. Olá Ana Paula!

    Então, você pode fazer a restauração do banco do Eventum pelo próprio phpMyAdmin, que é instalado junto com o Apache2Triad. Logo na página inicial dele (http://localhost/phpmyadmin), você tem na parte da direita a opção ‘Import’. Só clicar nela e depois escolher o arquivo seu de backup, a ser restaurado, e clicar no botão ‘Go’. Pronto o banco do Eventum está restaurado.

    Uma ferramenta interessante, que pode ser usada para o backup e restauração, é o MySQL Administrator que pode ser obtido no próprio site da MySQL.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, só postar.

    Responder
  2. Olá Eric,

    Pela mensagem, provavelmente a senha que você colocou no campo “MySQL Password” deve está incorreta. Essa senha é a mesma que você definiu na instalação do Apache2Triad.

    Qualquer coisa só falar.

    Responder
  3. Olá boa tarde, será que podem me ajudar? Realizei a instalação do Eventum, porém não consigo efetuar o login no mesmo. Recebi a tela de sucesso informando o endereço para o acesso, um email e uma senha. Porém me retorna mensagem informando que estão incorretos. Também tentei o acesso com admin@localhost e a senha cadastrada no momento da configuração e mesmo assim dá erro. O que devo informar para conseguir efetuar o login???

    Desde já muito obrigada.

    Responder
  4. Boa tarde Fabiana!

    Se é a primeira fez que você está acessando, o login será admin@example.com e a senha será admin.

    Caso mesmo assim, você não consiga, uma solução rápida e trágica (rsrs), é você reinstalar o Eventum, basta deletar a pasta e descompactar o arquivo, que você baixou no site, na pasta do Apache2Triad, novamente. E depois na hora da instalação marcar o check box “Drop Tables If They Already Exist”.

    Espero ter ajudado, e qualquer coisa só falar.

    Abraços!

    Responder
  5. bom dia, ao tentar conficurar a instalação do eventum o seguinte erro ocorre: “Could not connect to the MySQL database server with the provided information.
    ” o que será?

    Responder
    • Olá Aurelio!

      Pelo erro deve ter sido alguma informação que você passou que está incorreta. Pode ter sido o IP do banco de dados, ou até pode ser algum bloqueio de porta, nesse caso verifique a configuração do seu firewall.

      Caso não seja, tente conectar no banco pelo phpMyAdmin, que vem junto com o Apache2Triad, se der algum erro provavelmente o erro está nos dados do usuário (usuário/senha).

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

  6. Ola Baixei o apache2triad, instalei, com sucesso…

    baixei o eventum, pequei um software que unzip tar.gz do

    windows, extrai a pasta no c:\apache2triad\htdocs\eventum-2.1.1

    acesso o apache pelo http://localhost ou pelo IP, normalmente
    vejo a pasta mas não aparece nenhuma opção de instalar o eventum

    Apache no Ar, tudo certinho…

    Não estou entendendo onde estou errando…

    tem algum arquivo dentro da pasta do evetum que devo clicar?

    Responder
  7. Olá Ivo!

    Se a pasta do Eventum está sendo mostrada é só clicar no seu link, que você será direcionada para a página de instalação do Eventum. Caso essa pasta não apareça, verifique se a pasta do Eventum se encontra no diretório “htdocs” do Apache2Triad.

    Qualquer coisa só falar, espero ter ajudado.

    Abraços!

    Responder
  8. Fiz tudo certo a instalação, mais na hora de configurar o “Eventum Installation”

    da o seguinte erro:

    An Error Was Found

    Details: Can’t connect to MySQL server on ‘192.168.0.65’ (10061)

    Responder
    • Olá Erick,

      Provavelmente é problema com a configuração do seu MySQL. Verifique as configurações do arquivo my.cnf (bind-address, principalmente).

      Abraços!

  9. olá Fabrício,

    Mais o apache2triad ja não instala o mysql automatico e configura?

    Aonde fica este aquivo que não achei, o que pode ser?

    Deste já agradeço

    Responder
    • Erick,

      Desculpa, no Linux que o arquivo é my.cnf, no Windows é o my.ini e fica em “C:\WINDOWS\”.

      Outra coisa, se você está instalando “localmente” o Eventum você poderia ter colocado “localhost” no endereço do MySql, durante a instalação. O IP da máquina é bom colocar só no “Server hostname”, para que os outros possam acessar o Eventum.

      Já o outro erro nunca tinha visto, mas dá uma verificada em como estão as permissões dos arquivos.

      Abraços! E qualquer coisa só falar.

  10. Quando eu abro a página tambem aparece este erro no topo da pagina

    Configuration Error:

    The following problems were found:

    The Multibyte String Functions extension is not enabled in your PHP installation. For localization to work properly you need to install this extension. If you do not install this extension localization will be disabled.

    Please resolve the issues described above. For file permission errors, please provide the appropriate permissions to the user that the web server run as to write in the directories and files specified above.

    Responder
  11. Fabricio,

    quando termina a instalação do apache2Trial

    abre o console com a seguinte mensagem

    Changing all paths to C:/apache2Triad

    C:\Windowns/my.ini not found!!
    C:\Windowns/odbc.ini not found!!
    C:\Windowns/php.ini not found!!

    3 files were not found, if you did not do a custom
    install report this to apache2triad.net

    estou utilizando o Windows Server 2003

    Responder
    • Bem estranho o erro, pois o Apache2Triad deveria adicionar esses arquivos na pasta.

      Você fez a instalação padrão (basicamente next-next)? Tente desistalar e reinstalar novamente o Apache2Triad.

      Caso não der certo, use o WAMP. A minha opção pelo Apache2Triad na época, tinha sido por ele já ter um servidor de e-mail junto, mas o projeto dele foi descontinuado.

  12. Eu tenho o apache instalado na minha máquina, pode dar algum conflito?

    Ja tendei desistalar e instalar novamente mais nada.

    Se eu instalar o WAMP ele vai instalar tudo tbm?
    E coloco o eventum na pasta xdocs?

    Obrigado Fabricio

    Responder
    • Erick,

      É melhor remover o Apache antes. O Wamp já irá instalar tudo que precisa para subir o Eventum, exceto servidor de e-mail (você pode instalar um depois da instalação), senão me engano, nele você coloca a pasta do Eventum na pasta “www” os demais passos são o mesmo.

      Abraços!

  13. Baixei o Apache 2 Triad e quando clico em executar para instalar, ele dpa a seguinte mensagem de erro>:” The installer you are trying to use is corrupted or incomplete. This could be the result of a damaged disk, a failed download or a virus. You may want to contact the author of this installer to obtain a new copy. It may be possible to skip this check using the /NCRC command line switch (not recommended).” Daí não consigo mais fazer nada. Poderia me ajudar? Agradeço

    Responder
    • Olá Bel!

      Provavelmente ocorreu algum problema no download do Apache2Triad. Tente baixar novamente.

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s