Ferramentas bug tracking

Ao encontrar um bug o Tester pode avisar o desenvolvedor, por várias maneiras, como por exemplo: pessoalmente, msn, e-mail, documentos, ferramentas de bug tracking, etc.

Podemos perceber, que dentre as alternativas apresentas, há meios formais e informais de relatar a existência de bugs. A melhor maneira dependerá da dinâmica da equipe Testes e do seu processo.

Eu particularmente já utilizei os 5 meios de relato de bug apresentados, e muitas vezes, até mais de um ao mesmo tempo. Atualmente, ao me deparar com algum resultado imprevisto, eu busco conversar com o desenvolvedor, para que juntos possamos buscar qual a real causa para aquele problema. Isso ocorre devido a complexidade do sistema, e para obter um melhor detalhamento do bug.

Ao coletar todas as informações necessárias sobre o bug, o passo seguinte é cadastrar na ferramenta bug tracking, chamada Eventum.

Para os marinheiros de primeira viagem, um software de bug tracking tem como objetivo principal, ajudar a equipe de Teste e a de Desenvolvimento a manterem um histórico dos bugs do sistema. Nela estarão todos os dados do bug encontrado, sendo de grande ajuda para ambas as equipes, pois facilita o gerenciamento dos bugs.

Há no mercado várias ferramentas de bug tracking, dentre as quais podemos destacar as seguintes:

  • Bugzilla – é a mais famosa e usada ferramenta de bug tracking open source. Baseada em Web, ela é mantida por voluntários, sendo utilizada por diversos projetos e empresas, dentre os principais: Mozilla, Gnome, Nasa, NBC e Wikipedia. (site oficial)
  • Eventum – criada e disponibilizada gratuitamente pela MySQL, ela se encontra atualmente na versão 2.1.1. Ela fornece uma interface amigável e flexível sistema de emissão de rastreamento que pode ser utilizado, tanto,  por um departamento de suporte técnico para monitorar solicitações de suporte ou por uma equipe do desenvolvimento de software, a fim de organizar tarefas e bugs. O Eventum é usado pela equipe de Suporte Técnico do MySQL Lab. (site oficial)
  • FogBugz – o FogBugz além de oferecer o controle de bugs, ele traz um sistema completo de gerência de projeto, a fim de auxiliar a comunicação nas equipes de software. Um de seus diferenciais é a inclusão de uma wiki,  onde se pode criar documentos e especificações técnicas e funcionais.  (site oficial)
  • Jira – é uma aplicação J2EE de acompanhamento e gestão dos problemas. Ela também tem a funcionalidade de gestão de projetos. O Jira pode ser baixado de graça, porém em versão Trial, que expira após 30 dias. (site oficial)
  • Mantis – é uma ferramenta de bug tracking livre. Ela foi escrita em PHP e trabalha com MySQL, MS SQL e PostgreSQL, sendo baseada em Web. O Mantis roda em Windows, Linux, Mac OS, OS/2, dentre outros. Ela está sobre os termos da licença GPL. (site oficial)
  • Trac – o Trac além de ser um sistema de gerenciamento de bugs, possui a funcionalidade de wiki para documentação. Sua interface é web, e também está sobre a licença GPL. Dentre os seus usuários está o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. (site oficial)
  • Zephyr – uma aplicação com interface Web, feita em Flash, especifica para equipes de Testes. Dentre suas principais funcionalidades estão: criação de testes suites,  execução de testes, geração de relatórios e o gerenciamento de bugs. Sua licença é gratuita até 3 usuários.  (site oficial)

O Eventum é o software que utilizamos na empresa em que trabalho, após analisar vários outros softwares, chegamos a decisão de utilizar-lo por vários motivos, sendo o principal: o fato dele conseguir ser, ao mesmo tempo, simples e oferecer várias funcionalidades, que possibilitam um eficaz gerenciamento de bugs.

Em próximos artigos, trarei um tutorial que abordará, desde a instalação do Eventum até o reporte de bugs utilizando-o. Até mais!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.
Assine o feed

Saiba mais

Quem ficou curioso em conhecer mais algumas ferramentas de bug tracking, segue abaixo, alguns links contendo comparações e informações mais detalhadas sobre tais softwares:

Comparações

http://www.issue-tracking-software.de/

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_issue_tracking_systems

http://www.pronus.eng.br/artigos_tutoriais/analises/ferramentasControleMudanca.php

Lista das melhores ferramentas Open Source para gestão e automação de testes.  (Cristiano Caetano)

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1392

Mind Map das ferramentas Open Source gratuitas (Cristiano Caetano)

http://www.mindomo.com/view?m=d1535d37f8b0aa6df765a1db90bfa317

Anúncios

9 comentários sobre “Ferramentas bug tracking

  1. Pingback: Ferramentas bug tracking | PHP-Blog.com

  2. Tudo bem?
    Conhece alguma ferramenta via web?ou seja, o desenvolvedor é uma fábrica que está distante e preciso que ele acesse um site de erros que eu cadastrei.

    Abcs

    Responder
    • Olá Herlisson!

      Como você pôde ver nesse post, há várias ferramentas que fazem o que você está querendo. Eu recomendo o uso de duas, que são focadas no gerenciamento de bugs, e que possuem material em português:

      O Eventum, que você pode encontrar um tutorial, dividido em três partes, aqui mesmo no QualidadeBR.

      https://qualidadebr.wordpress.com/2009/01/04/tutorial-eventum-parte-1/

      E o Mantis, que tem um excelente material de estudo no blog do Elias Nogueira.

      http://sembugs.blogspot.com/search/label/mantis

      Espero ter ajudado.

      Até mais!

      Abraços!

    • Achei uma na web, sem precisar instalar, fica na rede do Fornecedor. Voce nao rpecisa fazer nada so instalar. a versao full é paga. chama-se bughost.
      Utilizei na web para reportar erros para um fornecedor de Desenvolvimento distante e funcionou muito bem. Tem uma versão de teste full q expira. recomendo a full.

  3. Achei uma na web, sem precisar instalar, fica na rede do Fornecedor. Voce nao rpecisa fazer nada so instalar. a versao full é paga. chama-se bughost.
    Utilizei na web para reportar erros para um fornecedor de Desenvolvimento distante e funcionou muito bem. Tem uma versão de teste full q expira. recomendo a full. abcs!

    Responder
    • Opa Herlisson,

      Legal, não conhecia essa, aliás, gostei do nome. hehe

      Obrigado pela contribuição!

  4. Estou em busca de alguma ferramenta de bug tracking que faça de forma automática o report do bug. Minha aplicação é em java, e todas as Exceptions estão centralizadas em um unico lugar. Gostaria de enviar automaticamente essa Exception capturada. Dei uma olhada no MantisConnect, porém não me agradou muito. Conhece alguma ferramenta para me indicar?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s