A Importância da Usabilidade

Pessoal, estou realizando o meu TCC sobre Interface Homem-Máquina (IHC), cujo foco principal é a usabilidade. Um dos motivos de ter escolhido esse tema foi há falta de preocupação das empresas e dos profissionais de TI com a usabilidade.

Um exemplo dessa despreocupação ocorre na própria faculdade, cujos trabalhos que envolvem o desenvolvimento de sistemas, muitas vezes não são avaliados tendo em vista a usabilidade do sistema e o que importa mesmo é a lógica e a utilização de conceitos aprendidos em sala de aula. Logicamente, que esses quesitos são de suma importância, principalmente em uma faculdade, porém e a usabilidade? Ela não deveria ter uma importância, ou vamos continuar com o pensamento arcaico que usabilidade é “perfumaria”?

Introdução

Há duas definições principais para usabilidade:

É a extensão na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico. (ISO 9241-11)

Usabilidade está  relacionada ao  aprendizado,  eficiência, na  realização da  tarefa  de memorização,  minimização de erros  e  satisfação  subjetiva  do usuário. (Nielsen, J.)

A primeira definição é a mais formal feita pela International Organization for Standardization (ISO), já a segunda é feita pelo especialista em usabilidade Jakob Nielsen. Ambas tem o usuário como base, ou seja, a usabilidade está intrinsecamente ligada ao usuário, portanto todo esforço da usabilidade tem como objetivo tornar a aplicação mais usual e fazer com que o usuário tenha prazer na sua utilização.

A importância da usabilidade

Para explicar a importância da usabilidade, vamos usar o exemplo da evolução do celular: no início do milênio a maioria dos celulares, para não falar todos, tinham a navegação puramente textual e basicamente serviram para mandar mensagens, fazer/receber ligações, agenda e ainda continham alguns joguinhos. Você conseguia fazer uso dessas funcionalidades sem nenhuma dificuldade por meio dessa interface textual. Mas imagine hoje, se os novos celulares, ainda fizessem uso da interface por texto, seria impraticável fazer uso das dezenas de funcionalidades existentes nos celulares atuais, por isso a interface também teve que evoluir e hoje observamos um padrão, que basicamente é o de uso de ícones e menus.

O celular, assim como a internet, são as duas tecnologias que mais tem sofrido evoluções, quanto a usabilidade. E a razão para isso é simples, um grande número de pessoas fazem uso delas, portanto as interfaces tem que serem projetadas, tendo em mente que pessoas com diferentes graus de instruções terão que ser capazes de usar tais tecnologias.

Logo percebemos a importância da usabilidade, que é de fornecer uma interface o mais próxima do usuário e por meio dela que as barreiras entre o software e o usuário vão diminuindo.

Outro aspecto interessante, é que a usabilidade pode ser o fator decisivo pela adoção/compra de um produto. Um exemplo disso ocorreu na empresa que trabalho. Estávamos em busca de uma ferramenta de gerenciamento de testes, ficando entre dois softwares o Bugzilla e o JTester Manager (ferramenta desenvolvida pela própria empresa), o Bugzilla ganhava em número de funcionalidades, porém tinha um grande problema, a usabilidade: fluxo não era linear, continha muitos campos em uma mesma tela, etc. Enquanto o JTester Manager continha as funcionalidades essenciais e uma ótima usabilidade, devido principalmente a sua simplicidade. A decisão então foi fazer uso do JTester Manager, pois percebemos que a produtividade com o JTester Manager seria bem maior do que com o Bugzilla.

Conclusão

A usabilidade deve ser encarada com seriedade e ser focada no usuário, afinal será ele que fará o uso do software. E caso não começarmos a nos preocupar com a usabilidade, os usuários dos nossos sistema podem ter um acesso de fúria, assim como esse senhor teve no vídeo abaixo:

Aliás, quantas vezes você mesmo(a) já não se irritou por não ter conseguido realizar alguma tarefa, devido a falta de usabilidade do software?

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Fonte:

Nielsen, J. (1993), Usability Engineering. Academic Press, Inc., San Diego.

Anúncios

3 comentários sobre “A Importância da Usabilidade

  1. Pingback: Interface Homem-Máquina: Melhores Práticas de Usabilidade « QualidadeBR

  2. A Siplan está desenvolvendo um software focado no diferencial de design e usabilidade, e precisamos de designers para desenhar as telas e projetar a usabilidade(UX).
    Gostaria de saber se você tem interesse em participar desse processo, ou se conhecem alguém que possa ter.
    A Siplan fica em SP, porém esse trabalho pode ser feito a distancia, começaremos como freelance, e passaríamos as telas aos poucos.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigada
    Priscila

    Responder
  3. Cara!!! Deus me trouce até seu site, eu faço um curso de Tecnologia em Análise de Sistemas de Informação, e meu TCC é sobre Usabilidade: métodos de melhorias para interfaces de softwares e você disse que tinha uns conteúdos e eu tenho que fazê-lo o mais rápido possível. Necessito muito da sua ajuda, serei eternamente grato. Espero resposta, to online de segunda a sexta de manhã no msn.. Obrigado, att

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s