Construindo um Ambiente Virtual (parte1)

No artigo anterior, falei sobre Virtualização e como ela pode ser uma boa alternativa para a criação de ambientes de teste. Agora irei colocar a mão na massa, explicando passo a passo a construção de uma máquina virtual (Virtual Machine – VM), utilizando o VMware Server 2.0 (beta) para a sua criação, que pode ser obtido gratuitamente no link abaixo:

http://www.vmware.com/download/server/

Muito prazer! Eu sou o VMware Server!

Ele tornou-se gratuito desde 12 de junho de 2006 e é voltado ao uso em servidores de pequeno e médio porte. Sua principal diferença, comparado às outras ferramentas de Virtualização, é que o VMware Server roda remotamente, e é acessado através de uma interface de administração via web (chamada de VMware Infrastructure Web Access, ou VI Web Access), onde você pode:

  • Criar, configurar e deletar VMs;
  • Adiciona e remover VMs do inventory;
  • Iniciar, parar, restartar, suspender ou voltar as VMs;
  • Monitorar a operação das VMs;
  • Interagir com os sistemas que estão rodando nas VMs;
  • Gerar linhas de comando que permitam que usuários interajam diretamente com sistema operacional convidado, usando o VMware Remote Console;
  • Criar atalhos Web para os usuários das máquinas virtuais, com opções para limitar a visualização do console ou visualizar apenas uma VM;
  • Configurar as opções de virtualização.

Há algumas limitações, mas que não afetam a grande maioria dos usuários, como o suporte de até 8 GB de memória RAM e de 950GB de HD (tanto IDE quanto SCSI) e de no máximo 4 máquinas virtuais por processador.

Arquitetura do servidor com 4 máquinas virtuais (retirada do Data Sheet do VMware Server)

Instalando o VMware Server

Os requisitos mínimos para a instalação do VMware Server é um processador de 733MHz e 512MB de RAM, o sistema operacional pode ser tanto Windows, do 2000 para cima, quanto Linux (Red Hat, SUSE, Ubuntu, Mandriva, Mandrake, etc). Vou instalar o VMware Server em um Athlon 64 3000+ (2.00 GHz) com 512MB de RAM rodando o Windows XP (SP2).

Antes de instalarmos o VMware Server precisamos de uma serial, que pode ser obtida gratuitamente no site da VMware, bastando para isso preencher um cadastro(http://www.vmware.com/beta/server/registration.html).

A instalação do VMware Server é bem simples, na figura abaixo vemos a tela de início da instalação, basta clicar em “Next”.

Após a tela de acordo da licença aparecerá a tela abaixo, onde pode-se mudar o local de instalação do VMware Server.

Na tela seguinte podemos alterar as configurações do servidor. O diretória onde ficará os arquivos da máquina virtual. O nome do domínio, utilizado para criar o atalho no desktop que abre o VI Web Access. A porta HTTP é a porta que você acessa a interface Web localmente e a HTTPS é utilizada para o acesso remoto, é recomendado que seja deixado as configurações padrões. E abaixo, há um checkbox que caso esteja marcado, permitirá o início e a finalização automaticamente das máquinas virtuais com o sistema. Após, configurada todas as opções, basta clicar no botão “Next”.

Depois da escolha dos atalhos a serem criados, a tela abaixo será apresentada, na qual clicamos em “Install” para iniciar a instalação do VMware Server.

Terminada a instalação é hora de registrar a ferramenta, no campo editável “Serial Number” inserimos o serial, obtido anteriormente no site da VMware. E clicamos no botão “Enter”.

Pronto! Já temos o VMware Server instalado. Agora vamos para a parte mais divertida, a criação da máquina virtual. Mas só na segunda parte deste tutorial. Até lá!

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Fonte:

VMware Server Users Guide, obtido no site da VMware

Anúncios

4 comentários sobre “Construindo um Ambiente Virtual (parte1)

  1. 8333 usa um certificado de segurança inválido.

    O certificado não é considerado confiável porque é auto-assinado.

    (Código do erro: sec_error_ca_cert_invalid)

    o server http port: 8222 ?
    o server https port:8333 ?
    aparece este erro quando tento iniciar o vmware!
    oq posso fazer?

    Responder
  2. Olá Tiago!

    Você tem que adicionar o certificado manualmente mesmo, essa mensagem que aparece, é por uma questão de segurança do seu navegador.

    Se houver um outro erro para iniciar o VMware, dá uma verificada se todos os serviços do VMware Server estão iniciados.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar. 🙂

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s