Qualidades de um especialista em teste

Ser especialista em algo exige uma gama de competências e virtudes. E para ser um especialista em teste não é diferente. Cito abaixo, algumas características esperadas de um expert em teste:

  • Postura pragmática: O testador pragmático é realista e objetivo, as suas decisões são baseadas no seu conhecimento teórico e prático das técnicas de teste e nas ferramentas disponíveis no mercado. Por outro lado, o testador pragmático não se limita somente aos aspectos tecnológicos; em contrapartida, o testador pragmático é um contador estórias, abordando os problemas por meio de metáforas e analogias compensando assim a falta de requerimentos formais.
  • Flexível: flexibilidade é um pré-requisito para qualquer profissional de TI e na atividade de testes é exigido mais ainda, pois os requisitos mudam, os prazos afunilam e o especialista em teste não pode ser a verso as mudanças e deve-se adaptar com facilidade as novas realidades.
  • Criativo: deve pensar em todas as situações possíveis de teste e até as que aparentam ser impossíveis.
  • Crítico: colocar sempre em dúvida aquilo que está em teste, não se contentar com resultados aparentes, ter um olhar crítico.
  • Realista: tomar decisões baseadas em fatos.
  • Incansável: sempre interrogar e investigar a causa raiz dos problemas e a razão das coisas. Testar a exaustão o software, nunca acreditar que não há mais defeitos.
  • Assertivo: nunca pressupõe ou se baseia em informações contidas nas entrelinhas, todas as suas suposições são aferidas a fim de garantir a sua veracidade.
  • Diplomata: foca os seus esforços nos problemas ao invés de focar nas pessoas que os causaram. Deve saber se comunicar com o desenvolvedor, nunca desprezar ou criticar negativamente o seu trabalho.
  • Perfeccionista: Cada detalhe conta na execução do seu trabalho, no entanto, não troca um ótimo resultado por um resultado perfeito (e provavelmente impossível).

Uma última característica de um especialista em teste é ser um generalista. Isso mesmo, o conhecimento sobre outros assuntos são fundamentais para todo profissional de TI. A especialização é algo bem-vindo sempre, mas o mercado de TI pede cada vez mais por profissionais generalistas, aquelas pessoas “quadradas” em determinados assuntos já não tem mais espaço nas empresas de TI. E a atividade de teste exige, muitas vezes, conhecimentos de linguagens de programação, redes, linux, banco de dados e até de negócios. Por isso, além do entendimento do processo de teste o especialista de teste deve buscar está sempre atento as tendências de mercado e buscar a atualização constante.

Fique por dentro das novidades, assine o feed do QualidadeBR.

Fonte:

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1083&pag=1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s